Educação inaugura escola militar de Senador Guiomard em dezembro

Em uma solenidade que contará com a presença de Aroldo Ribeiro Cursino, secretário especial do Ministério da Educação (MEC), responsável pela implementação das escolas cívico-militares em todo o Brasil, o governador Gladson Cameli e o secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Mauro Sérgio Cruz, entregam agora no mês de dezembro o colégio militar de Senador Guiomard, que funcionará na antiga escola 15 de Junho.

Esta semana, o secretário Mauro Cruz, acompanhado do senador Márcio Bittar, esteve em Brasília onde se reuniu com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, onde agradeceu o apoio que o MEC tem proporcionado ao trabalho do governador Gladson Cameli no tocante a educação.

O secretário, aliás, faz questão de enfatizar também o apoio do senador Márcio Bittar em Brasília. “Não apenas em relação a esta agenda com o ministro (Abraham) Weintraub, mas o senador tem sido um grande colaborador, pois ele conseguiu a liberação de recursos para a aquisição de móveis e laboratórios de ciências e para um trabalho importante de reforço escolar que faremos com os alunos do ensino fundamental”, destacou.Além da inauguração da escola em Senador Guiomard, o secretário do MEC participará ainda do lançamento da pedra fundamental de outro colégio militar, este em Sena Madureira e dará, ainda, a ordem de serviço às reformas estruturais necessárias para que a escola Madre Adelgundes Becker, no bairro Miritizal, em Cruzeiro do Sul, possa se transformar também em colégio militar a partir de 2020.

Ainda em Cruzeiro do Sul, o governador Gladson Cameli, o secretário Mauro Cruz e o secretário do MEC Aroldo Cursino estarão inaugurando também uma ala que foi reformada do colégio militar D. Pedro II, sob o comando do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC).

Colégio Militar de Senador Guiomard começa a funcionar já em 2020.
Foto: Mardilson Gomes

Outro ponto importante da reunião com o ministro foi a sinalização para a liberação de recursos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para que o governo do Estado, por meio da SEE, possa adquirir 70 novos ônibus escolares. “Com isso, acabaremos com o problema de transporte escolar em nossas escolas rurais”, comemorou o secretário.

“O ministro nos foi muito receptivo e garantiu não apenas a sua presença no início do ano letivo de 2020, mas ainda mais verbas não apenas para o transporte escolar, como também para a merenda escolar e mais verbas para que a gente possa estar fazendo as reformas e as construções necessárias para que possamos acolher da melhor forma os nossos alunos nas escolas”, afirmou o secretário.