Educação implementa orientações para o recebimento de alimentos da merenda escolar

Com o objetivo de auxiliar os técnicos que atuam nos armazéns responsáveis pelo recebimento dos alimentos utilizados na merenda escolar, a Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) implementou na última semana o Portfólio de Características Sensoriais dos Alimentos.

“O portfólio é uma espécie de manual elaborado pelas nutricionistas da secretaria e apresenta critérios de aceitabilidade dos alimentos através de suas características, ou seja, cada alimento tem aspecto, tamanho, formato e cores diferentes, então, temos que saber identificar cada uma delas no momento do recebimento desses alimentos para verificar se eles estão adequados ou não para o consumo”, explica a nutricionista e técnica responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar no Acre, Lorena Lima.

O portfólio vai auxiliar na identificação dos alimentos adequados ou não para o consumo na merenda escolar Foto: Érica Torres/Ascom See

Para Odimar Teixeira, coordenador de armazenamento e distribuição do armazém de Rio Branco vem fundamentar os conhecimentos adquiridos com a experiência de trabalho no setor. “Esse documento é muito importante para que a gente desempenhe melhor a nossa função. Com o manual vamos ter mais segurança na hora de receber e distribuir esses alimentos e fazer o trabalho de maneira correta”, afirma.

O portfólio vai auxiliar também na verificação de alimentos não perecíveis. Foto: Érica Torres/Ascom SEE

O portfólio foi apresentado e implementado nos armazéns da merenda escolar instalados em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Sena Madureira.

Segundo a chefe da Divisão de Alimentação Escolar da SEE, Andrea Araujo, o portfólio vai contribuir também para evitar desperdício. “Não corremos o risco de comprar produtos não utilizáveis na merenda escolar. Isso mantém o recurso público resguardado de forma a consumir de forma segura. Nossos alunos precisam de alimentação confiável e a gente já começa esse processo no recebimento dos produtos”, avalia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter