Educação estadual capacita professores das escolas do campo no sistema Simaed

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Gestão das Escolas do Campo, promoveu uma formação para os educadores das escolas do campo situadas em áreas de difícil e dificílimo acesso. O foco da instrução, realizada na manhã desta sexta-feira, 19, no auditório da instituição, em Rio Branco, foi o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Educacional do Acre (Simaed).

Formação foi dirigida a educadores de  escolas do campo situadas em áreas de difícil e dificílimo acesso. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Nessas escolas, não existe equipe gestora, os professores desempenham um papel multifuncional, sendo responsáveis por todos os aspectos da administração escolar. Para fortalecer suas habilidades e otimizar o gerenciamento, o governo disponibilizou recursos para a compra de notebooks para os educadores, que foram utilizados durante todo o treinamento.

O Simaed desempenha papel relevante na documentação do aluno, gerando boletins escolares, históricos, relatórios finais e fichas individuais. Além disso, facilita a inserção de informações por meio do cadastro, matrícula e lançamento de notas dos alunos.

Professor Ivo Severino, técnico do Simaed, destaca que o sistema vai além da documentação, permitindo aos educadores utilizar o diário online também. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor Ivo Severino, técnico do Simaed, destaca que o sistema vai além da documentação, permitindo aos educadores utilizar o diário online, conhecido como “pagela”, para realizar chamadas, lançar frequências, conteúdos e notas.

O Simaed, abrangente em suas funcionalidades, oferece menus diversos e possibilita a inserção de funcionários e professores, além de gerar senhas para diretores e demais colaboradores da escola, contribuindo para uma gestão eficiente.

Professor Ozanos Borge, da Escola Belo Jardim, na Trasacreana, expressa a importância do treinamento para os processos administrativos da escola. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor Ozanos Borge, da Escola Belo Jardim, situada no km 17 da Trasacreana, em Rio Branco, expressa a importância do treinamento: “Vai nos ajudar muito, pois temos que acompanhar. É a primeira vez que vou trabalhar com esse sistema e a princípio estou achando um pouco complicado, mas com as explicações e a prática diária, vai se tornando mais simples”.

A iniciativa demonstra o comprometimento da SEE em fortalecer a competência dos professores que atuam em contextos desafiadores, visando proporcionar uma educação de qualidade mesmo em locais remotos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter