A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Patrimônio, realizou, nesta segunda-feira, 24 a entrega de mobiliário para escolas rurais e indígenas de Marechal Thaumaturgo, no Alto Juruá. Entre os mobiliários, foram entregues carteiras universitárias e mesas.
Das três escolas indígenas onde os mobiliários foram entregues, duas foram construídas no início do ano. A terceira escola indígena passou por uma manutenção predial. “Essa também entregamos quase do zero”, disse o coordenador do Núcleo da SEE de Marechal Thaumaturgo, professor Assis Bezerra.

Uma das escolas indígenas beneficiadas com mobiliário escolar foi a Uirapuru, na Aldeia Papinin, ao longo do Rio Breu. Lá estudam em torno de 50 alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais e finais. A outra escola construída que recebeu os mobiliários foi a Escola Jacobina, na aldeia de mesmo nome, também no Rio Breu. Cerca de 30 alunos do fundamental foram contemplados.
A Escola Jaminawa-Arara, na Aldeia São Sebastião, no Rio Bagé, também recebeu o mobiliário. “Essa escola recebeu as mesas e carteiras universitárias, além de materiais de cozinha, que foram entregues no final do ano passado”, explicou o professor Assis Bezerra.

Além das três indígenas, outras três escolas do campo de Marechal Thaumaturgo também foram contempladas com mobiliário: A Geraldo Pinto Correia Filho, anexo I, localizada na comunidade Vila Oriente, e a Geraldo Pinto Correia Filho, anexo II, localizada na comunidade Acuriá, ambas ao longo do Rio Juruá. A terceira escola do campo em Marechal Thaumaturgo que recebeu mobiliários foi a Asa de Águia, anexo V, que fica localizada na comunidade Remanso, ao longo do Rio Bagé. A escola atende em torno de 50 estudantes do Ensino Médio.
Já a escola urbana Elvira Ferreira Gomes, que tem aproximadamente 560 alunos do Ensino Médio, também foi contemplada com mobiliário da Secretaria e Educação. “Nessa escola foram entregues 30 carteiras, já que houve apenas a substituição de algumas que precisavam de manutenção”, explicou.