Educação e sistema penitenciário celebram a conclusão do ano letivo de 2019

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), realiza, ao longo desta semana, o encerramento do ano letivo em todas as unidades penitenciárias.

De acordo com a diretora operacional do Iapen, Valéria Santos, a conclusão do ano letivo é um momento de extrema satisfação. “Eu ainda acredito que a educação transforma o homem e o homem transforma o mundo”, disse. Ela ainda agradeceu à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes pelo trabalho realizado nos presídios.

Ao longo do ano, os detentos tiveram aulas na modalidade EJA 1 e EJA 2 Foto: Elenilson Oliveira/Iapen

O diretor da unidade, Tiênio Costa, destacou o empenho e o esforço dos detentos na busca pelo conhecimento. “No momento ocioso, eles estão empenhados em tentar melhorar como pessoa e como cidadão e a intenção é essa, ver o esforço de cada um e tentar, a cada dia mais, estar se empenhando para que dê tudo certo”, afirmou.

Dirceu Nostário, de 54 anos, é paraguaio e nunca tinha entrado em uma sala de aula. Ele teve a oportunidade de aprender a ler dentro do cárcere e contou que não saber ler era como estar cego e que agora começou a enxergar. O reeducando disse sentir como se algo tivesse aberto os olhos e a mente dele.

Dirceu Nostário tem 54 anos e teve o primeiro contato com a educação dentro do presídio Foto: Elenilson Oliveira/Iapen

O pedagogo da unidade, Denis Leandro Pícolo, relembrou que a unidade sempre manteve as atividades educacionais, mesmo quando o sistema penitenciário passou por uma crise e teve que suspender as aulas. “É uma briga pessoal, pois, como professor, pedagogo, eu acho que a educação tem um papel fundamental para ajudar essas pessoas. A ideia é melhorar e correr atrás”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter