Educação e Fade realizam seletivas de natação e atletismo

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e a Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade) realizaram no sábado, 25, e domingo, 26, as seletivas de natação e atletismo para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que serão realizados entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.

As seletivas da natação foram realizadas na piscina semiolímpica (25 metros) da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e contaram com a participação de 26 escolas, públicas e particulares. Ao todo, 53 atletas participaram das competições, que envolveram provas de 100 metros livres, 50 metros nado peito e 50 metros nado borboleta.

Ao todo, 53 atletas participaram das seletivas de natação na AABB. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já as seletivas de atletismo foram realizadas na pista de treinamento da Universidade Federal do Acre (Ufac) e contaram com a participação de duas escolas do Bujari, a São João Batista e a Nova Vida, localizadas no Ramal Espinhara, zona rural da cidade. Ao todo, mais de 30 atletas participaram das competições, que incluíram corridas de 80 metros, 150 metros, 800 metros e dois mil metros, além de lançamento de dardos.

Alunos de 12 a 14 anos participaram das seletivas para os JEBs nas modalidades feminina e masculina. Na natação, 8 atletas em cada modalidade representarão o Acre e no atletismo 17 competidores irão ao Rio de Janeiro participar dos jogos.

Oito atletas no feminino e 8 no masculino representarão o Acre na natação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O chefe do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, considerou as seletivas “muito satisfatórias”, uma vez que todos os classificados, tanto na natação quanto no atletismo, conseguiram os índices para disputar a competição, de nível nacional. “Com isso, poderão competir com os demais atletas”, enfatizou.

Júnior Santiago lembrou ainda a parceria do governo do Estado com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Fade para levar esses alunos até o Rio de Janeiro. “Essas parcerias fizeram com que se concretizasse a retomada dos jogos escolares e conseguíssemos levar os atletas, com passagens, hospedagem e alimentação”, afirmou.

Atletas do Bujari se destacaram nas competições de atletismo. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (Faea), Ricardo Sampaio, também considerou fundamental o incentivo dado pelo governo do Estado para a realização das seletivas. “A gente sabe que o esporte amador, na modalidade olímpica, é muito carente em nosso estado e a gente vê isso como uma coisa muito bacana”, frisou.

As provas de natação e atletismo marcam o reinício das competições estudantis. O atleta Pedro Ramirez, vencedor dos 100 metros nado livre, destacou a sensação de representar o Acre nos JEBs. “Estou muito feliz por ter vencido essa primeira competição depois da pandemia”, disse.

Atletas correm para alcançar os índices para a competição no Rio de Janeiro. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já a atleta Vida Kepper, vencedora dos 100 metros nado livre e que vai representar o Acre no Rio de Janeiro, também disse estar muito feliz. “Me dediquei muito esses dias e a minha expectativa é que eu consiga dar o meu melhor e fazer um tempo mais baixo”, destacou.

Celeiro de atletas

O município do Bujari participou das seletivas do atletismo, no domingo na Ufac, com 13 atletas, dos quais três são da Escola Nova Vida. Para o treinador da escola, professor Edson Coelho, isso acontece porque o município, na modalidade, é um “celeiro de atletas”.

Pista da Ufac é utilizada para treinamento dos atletas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Entre os atletas que participaram das seletivas pelo Bujari está o aluno Islan Silva de Jesus, que estuda no 8º ano do ensino fundamental, anos finais, da Escola Nova Vida. Ele participou da corrida de 150 metros, de 800 metros e também do lançamento de dardos.

Essa expressiva participação do Bujari, com 20 alunos, somente é possível graças a um projeto desenvolvido pelo professor Edson, em parceria com a Ufac, em que eles treinam na pista da universidade duas vezes por semana. Fazem parte do projeto alunos de 7 a 19 anos.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter