Educação e comunidades debatem novos caminhos para o ensino indígena

Representantes do governo e de entidades discutem fortalecimento das politicas educacionais indígenas (Foto: Assessoria SEE)

Debater a consolidação da escola e de professores indígenas tem sido um dos grandes temas de um encontro que está sendo realizado esta semana no Centro de Formação da Comissão Pró-Índio (CPI) e que envolve, além da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), também a Comissão Pró-Índio (CPI), a Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac) e o Unicef.

Pela SEE participam das discussões, com 15 comunidades indígenas do estado, a Coordenação de Ensino Indígena, representada pelo professor Paulo Roberto Nunes e pela Opiac, a professora Francisca Arara.

Durante um encontro ampliado, que teve a presença do secretário Marco Brandão (SEE) e da representante do Unicef, Eliana Almeida,  Francisca fez questão de destacar que se tratava de um momento histórico. “Temos que agradecer ao governo do Estado pela abertura diálogo”, disse.

Marco Brandão destacou a importância de recuperar a memória e abrir espaços institucionais para as comunidades indígenas. “O que a gente precisa neste momento é de celeridade, não temos tempo e a perder e a inclusão das comunidades é uma decisão política do nosso governo”, afirmou.

No encontro, ficou acertada a criação de uma comissão para criar um conselho das entidades indígenas, que vai debater e tratar sobre todas as questões das comunidades, como tipificar as escolas e, principalmente, como se dará a formação dos professores.

“O compromisso que estamos assumindo é para consolidar os fundamentos da educação indígena, rever o processo de formação dos professores e definir novos marcos reguladores, além de caminhar rumo ao primeiro concurso para professores indígenas”, destacou o secretário.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter