Educação do Estado realiza formação com professores do campo

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realiza até a próxima quinta-feira, 13, uma formação presencial de professores da educação no campo de Rio Branco. As orientações acontecem no auditório da Escola Maria Moreira, localizada próximo à Cidade da Justiça.

De acordo com a professora Maria Clara Geraldo Siqueira, chefe do Programa Caminhos da Educação do Campo, a formação acontece para professores das escolas de difícil e dificílimo acesso. Ao todo, são professores responsáveis de 38 escolas, entre as quais a Alto Alegre II, Cumaru, Capatará, Bom Jesus, Benfica e Tiago Lindoso.

Participam da formação professores de 38 escolas rurais de difícil acesso. Foto: Mardilson Gomes

“A realização dessa formação torna-se fundamental, na medida em que muitos professores da educação do campo são novatos e estão participando desse tipo de atividade pela primeira vez”, afirma a professora Maria Clara.

Na formação, os técnicos do Programa trabalham questões como a escrita, atividades de alfabetização, modalidade de leitura, sistema de numeração decimal, além da recomposição da aprendizagem. As aulas nas escolas do campo estão previstas para iniciar no próximo dia 17, segunda-feira, juntamente com o retorno das aulas na zona urbana.

Professora Helena Marques: “É uma oportunidade para quem está iniciando agora”. Foto: Mardilson Gomes

Maria Clara explica que essa mesma formação já aconteceu de forma online para os núcleos da SEE no interior. “Como trabalhamos com as escolas multisseriadas, é fundamental essas informações para que os professores possam iniciar o ano letivo”, destaca.

Quem participa da formação é a professora Helena Marques, da Escola Ena Oliveira de Paula. Para ela, veio em boa hora, principalmente para os professores que estão iniciando agora. “Essa formação é uma base porque está ajudando muito quem está iniciando e, além disso, temos sempre algo novo para aprender”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter