A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realiza até a próxima quinta-feira, 13, uma formação presencial de professores da educação no campo de Rio Branco. As orientações acontecem no auditório da Escola Maria Moreira, localizada próximo à Cidade da Justiça.
De acordo com a professora Maria Clara Geraldo Siqueira, chefe do Programa Caminhos da Educação do Campo, a formação acontece para professores das escolas de difícil e dificílimo acesso. Ao todo, são professores responsáveis de 38 escolas, entre as quais a Alto Alegre II, Cumaru, Capatará, Bom Jesus, Benfica e Tiago Lindoso.
“A realização dessa formação torna-se fundamental, na medida em que muitos professores da educação do campo são novatos e estão participando desse tipo de atividade pela primeira vez”, afirma a professora Maria Clara.
Na formação, os técnicos do Programa trabalham questões como a escrita, atividades de alfabetização, modalidade de leitura, sistema de numeração decimal, além da recomposição da aprendizagem. As aulas nas escolas do campo estão previstas para iniciar no próximo dia 17, segunda-feira, juntamente com o retorno das aulas na zona urbana.
Maria Clara explica que essa mesma formação já aconteceu de forma online para os núcleos da SEE no interior. “Como trabalhamos com as escolas multisseriadas, é fundamental essas informações para que os professores possam iniciar o ano letivo”, destaca.
Quem participa da formação é a professora Helena Marques, da Escola Ena Oliveira de Paula. Para ela, veio em boa hora, principalmente para os professores que estão iniciando agora. “Essa formação é uma base porque está ajudando muito quem está iniciando e, além disso, temos sempre algo novo para aprender”, afirma.