Capacitação

Educação do Estado oferta formação para gestores das escolas de Rio Branco

O Departamento de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) está ofertando uma formação pedagógica aos gestores das escolas da rede pública de Rio Branco. O evento, que começou nesta segunda-feira, 29, é realizado no auditório da própria Secretaria e segue até a próxima quinta-feira, 1º.

Participam da formação gestores de 115 escolas de Rio Branco. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A formação contou com a participação de gestores e coordenadores de ensino de 115 escolas da capital e teve entre os objetivos fazer uma avaliação do ano letivo de 2023 e programar as ações para o ano de 2024 de acordo com cada modalidade de ensino (fundamental, médio e educação de jovens e adultos).

O secretário adjunto de Ensino, Tião Flores, destacou que o ano de 2023 foi de muitos desafios, mas que melhores resultados no ensino podem ser alcançados em 2024. “Tivemos excelentes notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), mostrando que o ensino público está alcançando seus objetivos”, destacou.

Já o secretário adjunto de Administração, Reginaldo Prattes, acredita que os gestores e coordenadores sairão da formação mais preparados. Ressaltou que em 2023 houveram cortes orçamentários, mas a salienta que os gestores se reinventaram e acredita que em 2024 será de melhores resultados.

Secretário adjunto de Ensino, Tião Flores, destacou que o ano de 2024 será de muitos desafios. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A diretora de Ensino, professora Gleice Souza, frisou por sua vez, que o importante na formação é traçar estratégias para melhorar a proficiência dos alunos para que eles possam avançar ainda mais na educação. “Precisamos fazer o aluno do ensino médio avançar”, afirmou.

Nos próximos quatro dias serão apresentados aos gestores e coordenadores de ensino os diversos programas e ações da SEE que são desenvolvidos nas escolas, como o plantão pedagógico, o projeto IDEB, as oficinas pedagógicas, o caderno de atividades, além dos programas Mente Inovadora e Aprender é o Caminho, para o ensino fundamental. Para o médio os programas Pré-Enem Legal e jovens protagonistas.

Da abertura da formação participaram o secretário adjunto de Ensino, professor Sebastião Flores, o secretário adjunto de administração da SEE, Reginaldo Prattes, a diretora de ensino, professora Gleice Souza, além da diretora de infraestrutura e logística, Ana Paula Monteiro.