Educação do Estado dialoga com sindicatos sobre melhorias profissionais

O titular da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Mauro Sérgio Cruz, reuniu-se em Rio Branco, na manhã desta segunda-feira, 26, com os representantes sindicais Rosana Nascimento, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac); Alcilene Gurgel, do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Acre (SinproAcre); Wanderley Rocha, presidente do Conselho de Diretores das Escolas Públicas do Acre (Codep/AC) e técnicos da SEE.

Uma das pautas tratadas na reunião foi o pagamento do Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional (VDP) dos servidores da Educação, previsto para ser efetivado até o final de dezembro, pois algumas escolas precisaram fazer ajustes na documentação. Os processos estão sendo encaminhados à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Acre (Seplag) para proceder ao pagamento.

Secretário debate com sindicatos melhorias para os profissionais da Educação do Acre. Foto: Clícia Araújo/Ascom SEE

No decorrer do diálogo, surgiram pautas como a aplicação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb); a revisão do Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais em Educação do Acre; e a necessidade de concurso público para pessoal de apoio administrativo e para professores, entre outros assuntos.

“Estamos trabalhando todos os tipos de propostas em relação à valorização profissional da categoria, até desenvolvemos algumas visando essa melhoria, passando inclusive por uma grande revisão do nosso PCCR”, pontuou o secretário Mauro Sérgio Cruz.

A SEE fez um levantamento e está desenvolvendo um estudo que possa atender de forma satisfatória os profissionais ao longo dos próximos anos, mas antes irá discutir com os sindicatos e apresentar a proposta.

“Resolvemos ter uma luta unificada com todos os sindicatos e com o Codep para fortalecer a organização dos trabalhadores. Vamos fazer um trabalho intenso de mobilização para a classe trabalhadora e pressionar para a obtenção de melhorias salariais e condições de trabalho”, concluiu Rosana Nascimento.

Os sindicatos de unificaram para reivindicar melhorias para a categoria. Foto: Clícia Araújo/Ascom SEE

“As propostas da SEE estão coincidindo com as nossas e isso me deixa bem feliz, pois estão inseridos nos pontos que nós colocamos, como a questão da correção de uma letra para outra”, comentou Alcilene Gurgel.

Foi deliberado na reunião que será criado um grupo de trabalho com os representantes dos sindicatos e da SEE para tratar as questões relacionadas às melhorias da categoria e apresentar um plano ao governador Gladson Cameli.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter