Educação do Acre realiza 1ª jornada pedagógica para professores do ensino médio

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) conclui nesta sexta-feira, dia 13, a 1ª jornada pedagógica para professores do ensino médio. A jornada iniciou na última quarta-feira, 11, e está sendo realizada no Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF).

Os encontros são feitos nos turnos da manhã e da tarde. Ao todo participam da jornada pedagógica um total 689 professores, sendo 354 pela manhã e 335 à tarde, inclusive os que foram aprovados e que tomaram posse no último dia 10 de fevereiro.

A jornada pedagógica é realizada concomitantemente em outros municípios e em Rio Branco. Participam professores de diversas escolas, como Humberto Soares, Glória Perez, Sebastião Pedrosa, Pedro Martinello, João Calvino, Esther Maia, José Ribamar Batista, João Batista Aguiar, Armando Nogueira e do próprio Instituto Lourenço Filho.

Jornada pedagógica já contou com a participação dos novos professores empossados no último dia 10 de fevereiro. Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com a chefe do Departamento de Ensino Médio da SEE, professora Danielly Mattos, são realizadas duas jornadas pedagógicas por ano e nesta estão sendo trabalhados os temas transversais e o multiletramento que estão previstos na política nacional do ensino médio.

“Estamos levando isso para o contexto da prática docente e o que mudou dentro do currículo, quais são as atualizações, quais são os temas transversais, quais são as competências e as habilidades que o currículo exige e como cada componente curricular pode ser trabalhado em sala de aula”, explicou a professora.

`Professora Danielly Mattos: “Estamos trabalhando os temas transversais e o multiletramento”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Ainda segundo ela, dentro da jornada pedagógica se trabalha o componente específico de cada área, mas o multiletramento tem o objetivo de fazer a integração dos componentes dentro das áreas de conhecimento, como ciências da natureza, ciências humanas e matemática.

Entre os vários componentes trabalhados dentro da jornada pedagógica está o combate à violência contra a mulher. “Trata-se de um tema que faz parte dos temas transversais da política pública traçada pelo Ministério da Educação (MEC)”, enfatiza a chefe do departamento.

Formação para os novos professores

Além dos professores que já fazem parte da rede, a jornada pedagógica contempla os novos professores empossados e lotados nesta semana. Entre eles está Ana Milly Saad, lotada na escola de tempo integral Glória Perez. “Está sendo uma formação muito interessante porque a gente discute os materiais, dá opinião e isso vai ajudar muito, porque esse é um momento de tirar dúvidas”, disse.

Professor Marcelo Pinheiro: primeira vez dando aula na rede pública. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Outro professor que participa da jornada e que foi lotado recentemente é Marcelo Pinheiro. Ele está lotado na escola Humberto Soares e é a primeira vez que ele dará aula para a rede pública de ensino. Ele dará aulas de inglês. “A gente está aprendendo a ser professor do ensino integral e gosto muito dessa perspectiva de colaborar com outros professores e esse material vai ser muito útil ao longo do ano letivo”, destacou.

Quem também está chegando agora na rede pública é o professor de matemática José Arteiro da Frota. Lotado no Colégio Armando Nogueira (Cean), faz questão de dizer que a jornada pedagógica está sendo muito enriquecedora. “Até porque o professor não pode chegar em sala despreparado, precisa de formação, precisa se atualizar e essa transversalidade é importante porque a matemática não é isolada do conhecimento”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: