Educação do Acre participa de encontro Professores em Pauta, promovido pelo Instituto Península, em São Paulo

O governo do Acre, representado pelo secretário de Educação, Cultura e Esportes, Aberson Carvalho, esteve presente no evento Professores em Pauta, promovido pelo Instituto Península, braço social do grupo Abílio Diniz.

O evento, que ocorreu de domingo, 7, a terça-feira, 9, contou com a presença de secretários estaduais de Educação de todo o país e teve como objetivo promover um debate sobre a construção e avanço de políticas públicas para a educação brasileira, visando, principalmente, melhorias das condições de trabalho dos professores das redes municipais e estaduais de ensino.

Secretário de Educação participou de encontro com secretários de todo o país para falar sobre a valorização dos professores e o papel dos profissionais na sala de aula. Foto: Divulgação

“O encontro teve como objetivo fazer um alinhamento de discussão, a nível nacional, sobre a valorização do professor e o seu papel na formação inicial. Sabemos que os desafios da Educação são muitos, e o professor é um dos principais atores dentro desse contexto escolar. Após a pandemia, tivemos desafios ainda maiores a serem enfrentados, e é necessário entender que o professor, além da valorização salarial, precisa de uma boa base de formação pedagógica, para que ensine de maneira efetiva e possamos avançar na qualidade da educação”, destaca Aberson Carvalho.

O evento contou com palestras ministradas por grandes nomes especializados do setor, como Ben Ross Schneider, professor internacional de Ciências Políticas e diretor no Massachusetts Institute of Technology, e foi uma oportunidade de troca de experiências.

Evento, que ocorreu de domingo, 7, a terça-feira, 9, contou com a presença de secretários estaduais de Educação de todo o país. Foto: Divulgação

Na programação, também estavam incluídas palestras de Ana Maria Diniz, fundadora e conselheira do Instituto Península; Claudia Costin, presidente do Instituto Singularidades, fundadora e diretora do FGV Ceipe e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard; Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas; e Barbara Born, doutora em Educação pela Universidade de Stanford e diretora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Instituto Singularidades.

O papel dos professores e a valorização profissional foram temas nos painéis do evento

O primeiro dia do Professores em Pauta teve início com o painel Políticas educacionais e o papel dos professores, e contou com a participação de referências em pautas educacionais. Junto aos secretários de Educação dos estados brasileiros, os palestrantes promoveram um debate sobre como acontecem e quais são as características das reformas educacionais de sucesso.

O segundo dia iniciou com um painel que abordou as condições de trabalho dos professores como determinantes para a qualidade do ensino. Sob o tema As condições de trabalho como determinantes da qualidade: remuneração e jornada, esse momento foi conduzido pela pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Gabriela Moriconi, com a participação de Maurício Holanda, secretário de Articulação do Ministério da Educação, e Caetano Siqueira, coordenador de Políticas Docentes do Movimento Profissão Docente.

Alguns pontos destacados e que caminham lado a lado com a qualidade do ensino, por meio das condições oferecidas aos docentes, foram a necessidade de estratégias de engajamento com a comunidade escolar, a dedicação do professor a uma escola, a jornada de trabalho, o reconhecimento profissional, o fortalecimento da figura do professor na comunidade escolar e a infraestrutura necessária para o exercício da profissão com efetividade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter