Educação do Acre inicia os preparativos para Olimpíada da Língua Portuguesa

A Educação do Acre já começou os preparativos para a 6ª Olimpíada da Língua Portuguesa. Na terça-feira, 23, formadores dos municípios, assessores do estado e coordenadores dos núcleos participaram de um curso de formação para se familiarizarem com a proposta do programa.

De acordo com a representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Rosseline Muniz, os educadores que participaram da capacitação terão a responsabilidade de replicar o conhecimento para os professores que irão participar da edição deste ano.

“São educadores da área de Língua Portuguesa e Pedagogos. Eles que vão acompanhar esse processo da Olimpíada durante o próximo bimestre nas escolas do interior e em Rio Branco”, explicou Muniz.

Segundo a coordenadora da rede de ancoragem da Olimpíada da Língua Portuguesa no Acre, Maria Ezauniria Nunes, o programa é uma oportunidade de aprimoramento curricular para os professores. “Porque são trabalhadas diversas sequências didáticas. E o foco de tudo isso é a formação do professor para o melhoramento da qualidade do ensino, da leitura e da escrita”, avaliou.

A capacitação reuniu formadores dos municípios, assessores do estado e coordenadores dos núcleos (Foto: Dayana Soares)

Sobre a Olimpíada

Em sua sexta edição, o concurso de produção de textos é voltado para alunos das escolas da rede pública de todo o país. As inscrições começaram em fevereiro e encerram na próxima terça, 30 de abril.

No Acre, mais de 180 professores já realizaram a inscrição. Para se inscrever, o educador deve acessar o portal www.escrevendoofuturo.org.br, fazer o cadastro e indicar a escola e a série em que ele trabalha.

A Olimpíada é dividida em cinco categorias: poema, crônica, artigo de opinião e documentário. Ao realizar a inscrição, o professor começa a fazer parte de uma rede que oferece formação à distância e diferentes recursos didáticos.

Além disso, ele tem acesso à Coleção da Olimpíada/Cadernos Virtuais e passa a desenvolver em sala de aula a metodologia do programa que aborda os conceitos curriculares previstos no ensino da língua portuguesa, conforme a Base Nacional Comum Curricular.

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