Oferecer ensino de qualidade de forma igualitária para todas as escolas da rede estadual é meta da nova gestão da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Um dos caminhos utilizados para alcançar esse objetivo é a nova dinâmica de avaliações em rede.
A partir de agora, além das avaliações diagnósticas que são aplicadas no início e no final do ano letivo, a secretaria está auxiliando diretamente os professores na elaboração das provas bimestrais das séries que compõem o Ensino Fundamental. A cada bimestre, será fornecida uma proposta de avaliação aos professores de forma antecipada para que eles possam fazer as adaptações que julgarem necessárias, atendendo questões específicas de cada realidade.
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“O caminho utilizado para a estruturação deste trabalho foi, a partir da colaboração dos professores das diferentes áreas de formação e atuantes em todas as séries, a organização de um plano de trabalho conjunto agregando as habilidades e conteúdos comuns, que estão contidos nas Orientações Curriculares do Estado”, explica o chefe do departamento de Educação Básica, Manoel de Jesus.
A proposta é garantir que todos os alunos tenham acesso, de forma equitativa, aos conteúdos de cada área de conhecimento. Para o secretário de Educação, Cultura e Esportes Mauro Sérgio Cruz a nova metodologia fortalece o trabalho da Educação do Acre.
“A ideia é fortalecer a dinâmica de rede. Nós queremos que o aluno que está no interior do Acre tenha acesso ao mesmo ensino que é oferecido na capital e que a qualidade se estenda a todas as nossas escolas”, pontuou o secretário.
As primeiras avaliações já foram aplicadas. Para a professora Cassiane Albquerque que trabalha com o 4º ano na Escola Almada Brito, a nova metodologia tem se mostrado um rico instrumento de suporte. “Enquanto professor a gente se sente mais amparado e realmente parte de uma rede. Além disso, os modelos enviados pela secretaria não são fechados, eles são adaptáveis à nossa realidade”.
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Além disso, com essas medidas, a SEE objetiva que o aluno que passa pelo processo de transferência de escola não seja prejudicado e tenha acesso a uma mesma sequência de conteúdos e perfil de avaliação comum, beneficiando assim o trabalho do professor e minimizando transtornos à gestão.
Ainda de acordo com o chefe do departamento de Educação Básica, a avaliação em rede surgiu como uma das possibilidades de suporte, a fim de diminuir a discrepância entre os instrumentos de avaliação existentes na escola e as orientações pedagógicas que norteiam o ensino.
“Essa avaliação proposta pela secretaria servirá como auxílio para o professor numa orientação prática de avaliação e não como instrumento de medida do seu trabalho como educador”, afirmou Manoel de Jesus .