Educação disponibiliza material para os estudantes da rede estadual inscritos no Enem

Em período de isolamento social por causa do novo coronavírus, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) está disponibilizando aulas remotas, atividades e conteúdos digitais aos estudantes do ensino médio, com conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com mais de um mês de aulas remotas, os professores têm se desdobrado para atender de modo especial os alunos que estão se preparando para o Enem, marcado para ocorrer no mês de novembro.

A Divisão de Ensino Médio e a Divisão de Programas e Fomentos da SEE estão se organizando para disponibilizar material de estudo para os alunos da rede estadual de ensino que pretendem prestar tanto o Enem, quanto outros vestibulares este ano, por meio de apostilas impressas, simulado, e um guia de orientações que tinham sido preparados para o Pré-Enem promovido pela SEE.

Aluno da Escola Padre Carlos Casavecchia Foto: Cedida

As escolas estão se organizando para fazer o material chegar aos alunos, pois podem ser disponibilizados, também, arquivos em meio digital PDF com os conteúdos por área de conhecimento, para que o aluno possa montar o seu próprio plano de estudo.

Com o simulado e o gabarito, o estudante vai poder resolver as questões e o professor da sua escola vai dar a devolutiva com as explicações das questões. Sendo assim, o aluno terá um melhor acompanhamento do seu desenvolvimento.

Aluno da Escola Humberto Soares da Costa em aula à distância Foto: Cedida

Outra ação desenvolvida pela SEE são as gravações das videoaulas que já estão ocorrendo, com o objetivo de fazer a retomada de conteúdos do 1º bimestre e começar os conteúdos do 2º bimestre, com aulas de até 15 minutos de duração. A novidade agora são as gravações de aulões para os alunos do 3º ano do ensino médio.

“Nessa segunda quinzena de maio o foco são as gravações de aulões com temas específicos e cobrados no Enem, os professores vão preparar as aulas a partir dos temas e gravar. As aulas serão disponibilizadas tanto na plataforma digital da SEE, quanto na TV”, comentou a professora Danielly Matos, chefe da Divisão de Ensino Médio.

Experiências de algumas escolas

A gestora da Escola Padre Carlos Casavecchia, professora Silzete Teixeira, conta que realizou planejamento com os professores e coordenadores, contatou seus estudantes e desde o dia 8 de abril estão com aulas on-line. Apresentou para eles um vídeo com as informações sobre a Covid-19 e as orientações de como seriam as aulas durante o período de isolamento social, por meio de grupos de WhatsApp e Facebook da escola.

Cada turma tem um padrinho que estimula e é responsável pela turma. Durante a pandemia permaneceu o mesmo padrinho responsável para criar o grupo e os professores ajudam a procurar os alunos que ainda não estavam inseridos.

Aluno da Escola Padre Carlos Casavecchia realizando atividades escolares Foto: Cedida

“Pedimos aos professores para visualizarem um leque maior de opções para não cansar muito o aluno, e assim eles fizeram. Usamos grupos de WhatsApp, alguns professores usam o Google Classroom, principalmente nos terceirões, por conta do Enem. A professora Jamile Fontenelle, de Língua Portuguesa, reforçou para eles as datas de inscrições e isenção, envia links e vídeos sobre o Enem, um trabalho muito legal, com muito boa vontade”, conclui a gestora.

Os alunos fazem muitas atividades e enviam no grupo, como paródias e vídeos confeccionando máscaras com os pais, com orientação dos professores, pois a escola pediu que cada aluno leve duas máscaras para a escola no retorno às aulas. No caso do aluno que não tem acesso à internet a escola fornece material impresso para que ninguém seja prejudicado.

Quanto à escola Humberto Soares da Costa, a professora de Língua Portuguesa Ynaiara Moura vem realizando um trabalho com os estudantes que vão prestar o Enem com orientações sobre o exame, calendário, edital, nota de corte, definições sobre Prouni, Sisu, Fies, termos que fazem parte da realidade do aluno a partir do 3º ano.

Os alunos acompanham as aulas pelo Skype e Youtube. Os que não têm acesso à internet, os tutores, professores que orientam até treze alunos, repassam o material impresso quinzenalmente. Todos são orientados a se dirigir à escola, usar máscara e somente um membro da família vai buscar o material.

Aluna da Escola Humberto Soares da Costa Foto: cedida

Na disciplina Projeto de Vida, os alunos terão vídeos de palestras com psicólogos e coaching motivacional para ajudar quem está passando por problemas como baixa autoestima e depressão causadas pelo distanciamento social. Como os alunos passavam o dia na escola, por ser uma escola integral, alguns se sentem tristes neste momento, pois tinham uma vida muito ativa na escola e interagiam com os colegas de diversas turmas.

“A partir da próxima semana teremos aulões somente voltados para resoluções de questões do Enem para facilitar a interação. Vamos montar um caderno de questões para quem não tem acesso às aulas e vamos chamar os pais para irem buscar na escola, como também os gabaritos para responderem em casa, sozinhos, e depois passamos todas as orientações”, completou a professora Ynaiara.

Os alunos são orientados a acessar páginas de cursinhos, até mesmo de outros estados, páginas de professores, dicas do Enem com mapas conceituais com vídeos e manterem a interação com os colegas e professores.

Na disciplina de Artes, os alunos do 3º ano fizeram um trabalho sobre a releitura de obras de arte e se mostraram criativos e muito empenhados.

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