A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) reuniu, na tarde desta quarta, 30, os gestores das escolas urbanas e rurais de Rio Branco para dialogar acerca do ano letivo de 2021, que está previsto para começar dia 8 de setembro. A reunião foi realizada no auditório da SEE, respeitando as medidas de distanciamento impostas pela pandemia da Covid-19.
Na pauta, além das questões referentes à organização do ano letivo, como plano, calendário escolar e implementação do ensino híbrido (abordagem pedagógica que envolve atividades presenciais e a distância), também foram discutidos: Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Censo Escolar, Busca Ativa e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Logo no início, a secretária de Educação, Socorro Neri, deu as boas-vindas aos educadores, apresentou os novos integrantes da equipe da SEE e discorreu sobre os avanços referentes às 11 medidas pactuadas durante a audiência de conciliação realizada no último dia 17, no Tribunal de Justiça, com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação.
“Vamos superar os desafios dialogando com os gestores escolares e sempre buscando tomar as decisões mais adequadas para superar este momento que estamos vivendo”, pontuou.
Também foi feita uma breve apresentação da Google Workspace, ferramenta que está sendo disponibilizada gratuitamente pela Google e que será adotada pela rede estadual. Para que os professores possam aproveitar melhor a plataforma, serão realizadas formações.
Além de apresentar as propostas e as possibilidades para o ano letivo de 2021, o objetivo foi ouvir os gestores. A secretária ainda agradeceu o empenho e o trabalho das equipes das escolas durante a pandemia. “Quero registrar meu reconhecimento às equipes. Tenho visto e me emocionado com as mais variadas soluções que as escolas encontraram e desenvolveram para manter o vínculo com os alunos, mantendo-os em atividades”.