A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) destacou a importância do trabalho de busca ativa realizado por professores e gestores, principalmente das escolas rurais e indígenas, para o censo escolar de 2021 e para a realização de matrículas dessas escolas.
De acordo com o chefe do Departamento de Gestão de Redes da SEE, Aberson Carvalho, em torno de 42 mil alunos que estavam no censo de 2020 não estavam no processo de matrícula de 2021 e, por isso, a busca ativa realizada pelas escolas se fez necessária.
“Foi identificado que eles não estavam inseridos no processo de matrícula de 2021, então o trabalho de busca ativa foi identificar em quais áreas, em quais modalidades de ensino esses estudantes estavam evadidos”, explicou Aberson.
O trabalho de busca ativa foi realizado ao longo dos meses de julho, agosto, setembro e outubro, sobretudo entre os estudantes de regiões ribeirinhas, das escolas indígenas, da zona rural e também da zona urbana dos municípios. “Nesse período foi feito um trabalho de resgaste desses alunos”, destacou.
A partir desse trabalho, segundo Aberson, os estudantes voltaram a frequentar as escolas e dar continuidade aos estudos. “Conseguimos fazer a recuperação de grande parte desses alunos em relação ao ano de 2020, apesar da perda de 1,4% desses estudantes”, afirmou.
Mas a ação, segundo chefe de departamento de Gestão, fez com que o censo escolar de 2021 realizado pela SEE fechasse com mais de 145 mil alunos na rede estadual de ensino.
“Isso fez com que o Acre configura-se como um dos estados com a menor evasão escolar, trabalho esse garantido pelos nossos professores, nossos gestores e aqui queremos parabenizar o esforço de todos, lembrando que há alunos com situações isoladas, que nem energia elétrica tem, mas nosso objetivo é não deixar nenhum aluno para trás”, disse Aberson Carvalho.