Um convênio celebrado entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Estado de Educação e Esporte estabeleceu uma atividade extracurricular de formação teórica para estudantes do Ensino Médio de várias escolas de Rio Branco. O curso é uma exigência da resolução 265 do Conselho Nacional de Trânsito e será considerado formação teórica para o processo de habilitação.
Quatro escolas realizaram seleção entre seus alunos para participar do curso. A formação começou em outubro do ano passado, com 27 estudantes. Coordenado pela equipe de educação de trânsito do Detran, o curso é ministrado pelo educador Eberson Maia e tem um total de 90 horas-aula, número acima do que é exigido das autoescolas na formação dos condutores. As aulas são aos sábados, para não interferir nas atividades normais das escolas.
Hoje foi dado início a última disciplina do curso, noções de mecânica, que auxilia no entendimento sobre o funcionamento dos veículos. Os estudantes realizaram seminários explicativos sobre cada parte dos motores e os cuidados a serem tomados. Antes de chegarem a essa disciplina a turma passou ainda pelo estudo da legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, convívio social, e meio ambiente.
“Temos como base o curso de formação de condutores realizado pelas autoescolas, assim esses estudantes já terão uma etapa cumprida quando foram tirar a carteira de motorista e farão apenas a parte prática”, disse o educador Eberson Maia.
A estudante Thaís Alanna da Escola Alcimar Nunes Leitão falou da importância da ação para os jovens: “é uma coisa diferente, agente vê e faz a parte teórica e prática, é legal, divertido e importante, porque nos prepara para o futuro”.
O curso é a base para uma futura disciplina curricular nas escolas, para a formação de condutores conscientes e responsáveis, que está sendo analisada por vários órgãos ligados ao trânsito e a educação. “Quanto mais cedo começarmos a preparar os condutores, melhor será nosso trânsito no futuro, precisamos preparar os jovens que estão prestes a conseguir sua carteira de habilitação, conscientizá-los e ensinar que no trânsito todos estão envolvidos e não se pode pensar somente em si”, diz Sawana Carvalho, diretora-geral do Detran.
Um convênio celebrado entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Educação, estabeleceu uma atividade extracurricular de formação teórica para estudantes do Ensino Médio de várias escolas de Rio Branco. O curso é uma exigência da resolução 265 do Conselho Nacional de Trânsito e será considerado como a formação teórica para o processo de habilitação.
Quatro escolas realizaram seleção entre seus alunos para participarem do curso. A formação começou em outubro do ano passado com 27 estudantes. Coordenado pela equipe de educação de trânsito do Detran, o curso é ministrado pelo educador Eberson Maia e tem um total de 90 horas-aula, um número acima do que é exigido das autoescolas na formação dos condutores. As aulas são aos sábados para não interferir nas atividades normais das escolas.
Hoje teve início a última disciplina do curso, Noções de Mecânica, que auxilia no entendimento sobre o funcionamento dos veículos. Os estudantes realizaram seminários explicativos sobre cada parte dos motores e os cuidados a serem tomados. Antes de chegar a essa disciplina, a turma passou ainda pelo estudo da legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, convívio social e meio ambiente.
“Temos como base o curso de formação de condutores realizado pelas autoescolas, assim esses estudantes já terão uma etapa cumprida quando foram tirar a carteira de motorista e farão apenas a parte prática”, disse o educador Eberson Maia.
A estudante Thaís Alanna da Escola Alcimar Nunes Leitão falou da importância da ação para os jovens: “É uma coisa diferente, a gente vê e faz a parte teórica e prática, é legal, divertido e importante, porque nos prepara para o futuro”.
O curso é a base para uma futura disciplina curricular nas escolas para a formação de condutores conscientes e responsáveis, que está sendo analisada por vários órgãos ligados ao trânsito e à ducação. “Quanto mais cedo começarmos a preparar os condutores, melhor será nosso trânsito no futuro, precisamos preparar os jovens que estão prestes a conseguir sua carteira de habilitação, conscientizá-los e ensinar que no trânsito todos estão envolvidos e não se pode pensar somente em si”, diz Sawana Carvalho, diretora-geral do Detran.