A equipe de educação de trânsito do Detran está em Feijó e tem realizado desde a última quarta-feira, 14, atividades nas escolas públicas. Entre as ações, contações de história para o público da educação infantil, palestras com orientações comportamentais ao ensino fundamental e palestras Álcool Zero ao público do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino médio.
As atividades devem ser realizadas até esta sexta-feira, 16, e têm o intuito de levar à população feijoense a reflexão a respeito dos problemas no trânsito da cidade, além da importância de trabalhar a prevenção de acidentes. As ações educativas também têm o cunho de informar com relação às normas de trânsito vigentes, considerando a realidade do tráfego local.
Uma das instituições atendidas pela equipe é a Escola Estadual Raimundo Augusto de Araújo, que atende 869 alunos. De acordo com a diretora Vanda Aguiar, ao passar as informações pertinentes aos alunos e se apoderando desse conhecimento, eles irão saber não somente como aplicá-los, como também replicá-los.
O estudante Mateus Batista, 11, estudante do sexto ano, assistiu à palestra da educação de trânsito e diz ter aprendido muito com as informações recebidas. “Muitos acidentes também acontecem quando o pedestre sai à rua para atravessar a calçada sem prestar atenção. Tudo que eu aprendi hoje aqui vou ensinar, principalmente para não acontecer nenhum acidente”, salienta.
A coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, frisa que atender todos os municípios do Estado está no planejamento governamental, mas além disso é um olhar especial da diretoria do Detran em prol da vida. “A gente está aqui em Feijó para levar orientações a todos os públicos, principalmente estudantes, pessoas que estão em maior número e diariamente nas vias. Além disso, percebemos que a bicicleta é um dos meios de transporte mais utilizados. Por isso, levamos orientações e cuidados para essa finalidade”, declarou.