A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio da Coordenação de Ensino Rural, iniciou nesta quarta-feira, 27, a capacitação de 48 professores de escolas multisseriadas de difícil acesso da zona rural de Rio Branco. O treinamento se estenderá até sexta.
As formações são realizadas duas vezes por ano – uma em março e outra no meio do ano -, e entre as localidades contempladas estão os ramais mais distantes da Transacreana, próximos dos igarapés Espalha, São Francisco e Macapá, além das comunidades do Moreno Maia, do Barro Alto e Barro Vermelho.
“São professores com quem a gente não tem contato no dia a dia, pela dificuldade de acesso. Na formação, estamos trabalhando principalmente a parte de português e matemática e auxiliando na elaboração dos planos de aula”, afirma a coordenadora de Ensino Rural, Alda Diógenes da Silva.
Ainda de acordo com a professora, a formação tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e também da aprendizagem dos alunos nessas localidades.
Para o professor José Maria Melo, da Escola Figueira, na comunidade São Francisco do Espalha, a capacitação é importante porque ajuda na ampliação do conhecimento. “A gente não tem a oportunidade de estar na cidade todos os dias, então essas formações ajudam a aprimorar nosso conhecimento”, disse.