O secretário de Estado de Educação (SEE), Marco Brandão, e o secretário-adjunto de Alfabetização, Moisés Diniz, participaram da manhã desta quinta-feira, 19, no auditório da secretaria, da abertura da capacitação dos alfabetizadores do programa Quero Ler da zona rural.
Serão dois dias de capacitação (quinta e sexta), que será realizada na Escola Heloísa Mourão Marques (HMM). Na semana passada, houve a capacitação dos professores da zona urbana. Ao todo, 172 alfabetizadores irão participar da formação.
Todos os assentamentos rurais de Rio Branco terão salas de aula e deverão atingir entre 1,8 mil e 2 mil trabalhadores que serão alfabetizados dentro do Quero Ler. Em um segundo momento terá vez a capacitação de professores nos municípios do interior responsáveis pela alfabetização dos jovens e adultos.
Brandão falou da ousadia e da determinação do governador Tião Viana de erradicar o analfabetismo no Acre. “O programa Quero Ler é prioridade número um do governador Tião Viana, para garantir às pessoas o acesso à leitura e à escrita”, afirmou.
Para isso acontecer, muitas barreiras e desafios serão vencidos, no sentido de manter os alunos estudando, entre os quais a distância para chegar às salas de aula e também o fato de a maioria ser de trabalhadores rurais que estarão sendo alfabetizados depois de um duro dia de trabalho no campo.
“Vivemos em um mundo das letras, e é a partir delas que as pessoas se inserem na sociedade e garantem a liberdade, permitindo rever os nossos pensamentos e entender que a partir delas o nosso universo pode ser ampliado, dando à nossa vida um novo significado”, disse o secretário aos alfabetizadores.