cessão de servidores

Educação assina termo de cooperação com a Fundação de Pesquisa do Acre

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) assinou na tarde desta terça-feira, 23, com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), um termo técnico de cooperação para a cessão e disponibilização de servidores da pasta para a referida fundação.

Termo de cooperação vai ceder servidores da SEE para a Fapac. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A assinatura foi realizada no gabinete do secretário Aberson Carvalho, que representou a SEE e assinou o termo de cooperação. A Fapac foi representada pelo professor Moisés Diniz. A disponibilização dos servidores é baseada no artigo 116 da Lei n° 8.666 e durará até o dia 31 de dezembro de 2023.

O gestor Aberson Carvalho destacou a importância do termo de cooperação no sentido de garantir e viabilizar a pesquisa em nosso estado. “Essa cooperação é fundamental no sentido de que os nossos servidores possam colaborar de diversas maneiras no amparo à pesquisa”, afirmou.

O presidente da Fapac, Moisés Diniz, exaltou as qualidades dos servidores cedidos. “O secretário está nos cedendo bons servidores, professoras e professores com expertise na área de formação tecnológica, na área da pedagogia e na área do ensino”, disse.

Cessão de servidores irá até o dia 31 de dezembro de 2023. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Esses profissionais, conforme explicou, irão trabalhar, fundamentalmente, na coordenação de programas da Fapac e também ajudarão na mobilização com as instituições. “A Secretaria de Educação é uma escola de mobilização e de relações públicas institucionais”, destacou.

Entre as frentes de trabalho nas quais os servidores da SEE atuarão na Fapac estão a pesquisa nas áreas da saúde, da bioeconomia, do desenvolvimento sustentável, da agroindústria sustentável e também da cadeia produtiva dos povos tradicionais. “A SEE entra como grande parceira, garantindo a pesquisa em nosso estado”, disse Moisés.