Educação apresenta realidade aumentada na Mostra Viver Ciência

A oitava edição da Mostra Viver Ciência está sendo realizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em parceria com diversos órgãos e entidades. O evento acontece no centro de convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac) e vai até esta quinta-feira, 8.

Entre as várias atrações apresentadas pela SEE durante a mostra está a realidade aumentada, que está sendo ofertada pela Divisão de Tecnologias Educacionais, em parceria com o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE).

Realidade aumentada é um recurso pedagógico para professores. Foto: Mardilson Gomes

A realidade aumentada consiste no uso de um aplicativo (quiver) que, projetado sobre um desenho cria uma realidade em três dimensões (3D). A partir dele, um vulcão em erupção ganha vida, o ciclo de formação de um sapo e de uma borboleta, bem como partes de uma célula.

De acordo com o chefe da Divisão de Tecnologias Educacionais, Anderson Melo, trata-se de um recurso muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos, servindo sobretudo como método de interação e pedagógico, para professores em sala de aula. “Serve desde as séries iniciais até o ensino médio”, explica.

“A realidade aumentada é uma ferramenta tecnológica dentre as várias disponíveis do NTE para auxiliar escolas e professores nas práticas educacionais, melhorando a aprendizagem e alcançando os objetivos traçados pelo governo para a área de educação”, afirma Anderson.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter