Educação apresenta novo modelo de escola a comunidades indígenas

A hora é de fortalecer a educação indígena. Além da divulgação do resultado do processo seletivo para a contratação de professores, o secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Mauro Sérgio Cruz, visita esta semana as comunidades indígenas do Vale do Juruá para apresentar o novo modelo de escola, que leva em conta a autossustentabilidade.

Uma das comunidades visitadas foi a Aldeia Puyanawa, em Mâncio Lima. A escola, que continuou com as atividades remotas com os mais de 220 alunos, é uma referência no que diz respeito à educação indígena. O secretário Mauro Cruz foi recebido pelo cacique Joel Puyanawa e por toda a comunidade escolar.

Secretário Mauro Cruz foi recepcionado pelas lideranças da Escola na Aldeia Puyanawa Foto: Stalin Melo

É a segunda vez que o secretário visita a escola. No ano passado, encontrou uma unidade escolar deteriorada, mas que este ano foi completamente reformada. A nova escola modular apresentada irá acrescentar mais qualidade na educação e possibilitar a matrícula de mais alunos.

O secretário elogiou o trabalho desenvolvido pela gestão e pelos professores e destacou a importância de o governo do Estado procurar levar sempre o melhor para as comunidades. “Temos um compromisso com aqueles que nunca foram lembrados”, afirmou.

Professores indígenas aprovam novo modelo de escola apresentado pela SEE Foto: Stalin Melo

O novo modelo de escola indígena, que o governo do Estado, por meio da SEE pretende implementar a partir do ano que vem nas comunidades, é autossustentável, tem placa solar, piso em alvenaria e leva em consideração o conceito de uma escola de qualidade e que une todos os processos educacionais.

Outra comunidade visitada pelo secretário Mauro Cruz esta semana para apresentar essa novo modelo foi a Aldeia Katukina, localizada às margens da BR-364, em Cruzeiro do Sul. Lá, o secretário foi recepcionado pelo cacique Fernando Katukina e várias lideranças de aldeias locais.

Secretário Mauro Cruz também dialogou com lideranças Katukina Foto: Stalin Melo

Também é a segunda vez que ele visita à escola e, desta vez, para levar boas notícias. “Estamos trazendo aqui para as comunidades um novo modelo de escola, que para o governador Gladson Cameli não deve ser apenas bonita, mas um espaço onde os alunos realmente possam aprender”, enfatizou.

Lideranças Katukinas aprovaram no novo modelo de escola indígena apresentado pela SEE Foto: Stalin Melo

Ele respondeu a várias perguntas das lideranças indígenas, que ficaram animadas com a proposta do novo modelo e queriam saber mais sobre esse novo espaço, mais moderno, mais confortável e acessível aos alunos, que vai ser construído pelo governo. As primeiras seis unidades devem começar a ser construídas em 2021 nas aldeias do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter