Educação Ambiental realiza palestra sobre energias renováveis e mudanças climáticas e oficina de fogão solar

Neste Dia da Amazônia, 5 de setembro, as equipes da Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) realizaram, no Instituto Federal do Acre (Ifac), palestra sobre energia solar e mudanças climáticas. Na oportunidade, os estudantes também participaram de uma oficina de fogão solar.

Como parte da celebração do Dia da Amazônia, a ação abordou temas relevantes como a energia solar, que é uma energia limpa, renovável e ideal para regiões com alta incidência de luz solar durante o ano, como é o caso do Acre, além das mudanças climáticas, ou seja, as transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima.

Como parte da celebração do Dia da Amazônia a Educação Ambiental da Semapi e do Imac realizam palestra sobre energia solar e mudanças climáticas. Foto: João Raphael/Semapi

Além de ensinar a montar, construir e fazer equipamentos que utilizam a energia solar térmica, a oficina de fogão solar teve como objetivo provar, concretamente, a possibilidade de inovação a partir do uso deste tipo de energia.

“O processo de construção desses equipamentos é precioso, pois trabalha valores como persistência, paciência, tentativa e erro, além da criatividade”, afirmou João Raphael Gomes, coordenador da Educação Ambiental da Semapi.

Os fogões de tipo painel são os mais simples de serem construídos, com menor investimento de tempo e recursos, sendo seu uso principalmente individual e portátil.

Também foi realizada a oficina de fogão solar com os acadêmicos do Ifac. Foto: João Raphael/Semapi

A acadêmica de Gestão do Agronegócio do Ifac, Aline Farias, agradeceu a realização da palestra e oficina na instituição.

“Estamos lisonjeados pela oferta do Dia da Amazônia aqui no Campus Baixada do Sol  e principalmente pelo conhecimento obtido por meio das palestras e da oficina fogão a luz solar, os quais nos permitiram uma visão ampla e alternativa do que nos foi proposto. O curso de Gestão do Agronegócio agradece a oportunidade”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter