Educação ambiental: Óleo de fritura produzido durante Expoacre 2019 será reutilizado

Sema e Funtac realizarão oficina de produção de sabão com reeducandos do sistema prisional

Descartar óleo de cozinha de forma inadequada, além de entupir caixas de gordura, contamina rios, lagos e vias fluviais. Pensando na preservação do meio ambiente, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) promoverão Oficina de Produção de Sabão com reaproveitamento de óleo de fritura usado na Expoacre 2019.

“Vamos fazer uma reunião com o pessoal da praça de alimentação e recomendaremos que eles guardem o óleo de fritura para que seja feito o recolhimento da gordura para a produção do sabão. Isso será feito a partir da primeira noite da feira”, afirma James Alves, coordenador do espaço AgroFlorestal.

A oficina ocorrerá dia 31 de julho, no Espaço Agroflorestal no Parque de Exposições, tendo como público-alvo reeducandos do sistema prisional do estado, em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).

Sabão é produzido com óleo usado em frituras Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre

De acordo com Alves, todo o óleo de fritura não utilizado na produção de sabão durante a oficina será destinado a uma instituição para que seja feito o reaproveitamento.

“A oficina tem tanto o viés ambiental quanto social, pois estamos capacitando um público privado de liberdade e o sabão produzido também será destinado a uma instituição filantrópica”, ressalta o coordenador.

A Funtac realizará ainda workshop e oficinas voltadas para o manejo do bambu, matéria-prima com muitas funcionalidades devida às suas características, como rápido crescimento e perenidade.

Programação

– Workshop Análise Construtiva das Conexões com Bambu segundo a Norma Internacional Equatoriana. Dia 29 de julho (segunda-feira), das 14h às 15h30, no Auditório Rio Acre, Galpão do Governo.

– Oficina de Produção de Mudas de Bambu. Dia 30 de julho (terça-feira), a partir das 8h, no Espaço Agroflorestal.

– Oficina de Produção de Fitocosméticos de Bambu (xampu, condicionador e loção adstringente). Dia 1º de agosto (quinta-feira), das 14h30 às 17h30, no espaço AgroFlorestal.

– Oficina de Artesanato com Bambu. Dia 2 de agosto (sexta-feira), das 14h às 20h, no espaço AgroFlorestal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter