Educação alinha planejamento de aulas remotas com instituições

O secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), professor Mauro Sérgio Cruz, e a diretora de Ensino, professora Denise dos Santos, reuniram-se no final da tarde desta terça-feira, 2, na sede da secretaria e também por webconferência, com representantes da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Aleac), do Conselho Estadual de Educação (CEE) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Na pauta do encontro, o alinhamento de ações, a continuidade do planejamento em torno das aulas remotas e as ações que estão sendo realizadas pela SEE desde o início da pandemia.

Encontro reuniu instituições ligadas ao ensino Foto: Stalin Melo

O secretário agradeceu a presença de todos e destacou que as ações da Educação são coletivas, bem como as contribuições que estão sendo dadas neste momento por gestores, coordenadores e professores para as aulas remotas: “Está sendo uma realidade nova para todos nós, ainda não estamos adaptados, até porque se trata de uma circunstância que ninguém queria, mas o esforço de todas as equipes de ensino, tanto da SEE quanto das escolas, precisa ser reconhecido neste momento”, afirmou.

Secretário relatou as ações da SEE durante a pandemia Foto: Stalin Melo

Aos participantes da reunião ele também explicou as tratativas que estão sendo feitas desde o mês de abril em relação às videoaulas. Contatos diversos foram feitos para viabilizar parcerias com a TV Aldeia, que pertence ao Sistema Público de Comunicação do Acre, e também com emissoras locais para a exibição das aulas.

Algumas barreiras foram encontradas. Na TV Aldeia, o sistema ainda é analógico, enquanto que em outras emissoras não chega ao número adequado de municípios. Esta semana, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) autorizou a SEE a assinar um contrato com a Rede Amazônica, cujo sinal chega a 14 municípios acreanos.

De acordo com Denise dos Santos, foi iniciada no dia 6 de abril a gravação das aulas, que totalizam uma carga horária de pouco mais de um mês e que serão exibidas a partir do dia 22 de junho. Além das videoaulas, também serão proporcionadas aos alunos as audioaulas, transmitidas pelas rádios públicas Aldeia e Difusora a partir da mesma data.

Outras ações também estão sendo desenvolvidas pela SEE, como a impressão de materiais didáticos para alunos que não dispuserem, neste momento, de internet para realizar o acompanhamento das aulas remotas online. “De acordo com um levantamento que realizamos junto às escolas, pelo menos 80% dos alunos estão sendo alcançados pela modalidade online. Mas os pais que necessitarem poderão ir até a escola buscar o material impresso”, explicou o secretário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter