A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio da Coordenação de Educação Especial, adquiriu mais um veículo, que será entregue até o fim deste mês, agora para a Central de Interpretação de Libras, que vai ser implantada em Cruzeiro do Sul.
A coordenadora de Educação Especial, Úrsula Maia, explica que, em Rio Branco, a central foi implantada em 2014 e, em parceria com as secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), foi feito o projeto para aquisição de um veículo.
E essa mesma parceria, com recursos do governo federal, está garantindo também o segundo veículo, agora para Cruzeiro do Sul.
A Central de Libras ficará localizada no Núcleo de Apoio à Inclusão (Napi) e servirá, assim como em Rio Branco, para que os deficientes auditivos possam fazer agendamentos nas repartições públicas.
Como já funciona em Rio Branco há dois anos, a coordenadora informa que o veículo tem a finalidade de conduzir os intérpretes para auxiliar os deficientes em várias situações.
Os intérpretes são agendados no Centro de Apoio ao Surdo (CAS), e os serviços, prestados em hospitais, Ministério Público e até em delegacias.
“O deficiente auditivo vai lá, agenda a consulta ou tem audiência no Ministério Público, em maternidades, em hospitais e até no Detran. Então ele agenda o intérprete, que na hora marcada estará lá”, explica Úrsula Maia.
Em Rio Branco, a central realiza uma média de 300 atendimentos por mês. “Muitas vezes, esses atendimentos se dão à noite, dependendo do agendamento e da necessidade. E hoje o deficiente conta com um intérprete para poder se comunicar em qualquer repartição pública”, enfatiza a coordenadora.