Famílias indígenas recebem atendimento de Saúde em abrigo de Rio Branco

O governo do Acre, por meio da Semapi, atua de forma integrada com instituições e secretarias de Estado para garantir acolhimento às famílias indígenas atingidas pela cheia.

Frente à situação, a secretária de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, chamou várias instituições federais e estaduais que atuam na pauta para somar esforços, e foi criada uma força-tarefa.

Famílias indígenas que estão no abrigo de Brasileia recebem atendimento de saúde. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do secretário Pedro Pascoal, faz parte dessa corrente do bem. Esta semana o gestor, que é médico, visitou o abrigo de Brasileia com a secretária Julie, a prefeita da cidade, Fernanda Hassem, o diretor-presidente do Imac, André Hassem, e equipe. Pascoal fez vários atendimentos de saúde à comunidade indígena.

O secretário de Saúde disse que a união das secretarias de estado neste momento está sendo crucial para o acolhimento aos atingidos pela cheia.

“Estamos vendo todas as secretarias trabalhando juntas e a Saúde tenta atender todos os abrigos. Colocamos algumas equipes volantes que ficam à disposição quando acionadas e dando apoio sem fazer diferença se é um abrigo municipal ou estadual. Demos assistência ao abrigo indígena em Brasiléia, onde estivemos com a secretária da Semapi, Julie Messias, e identificamos alguns casos que precisavam de maior atenção e demos encaminhamentos satisfatórios”.

Famílias indígenas são acompanhas regularmente por equipe de saúde no abrigo da Escola Leôncio de Carvalho, em Rio Branco. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

Os atendimentos de saúde também estão sendo realizados no abrigo da capital. Nesta quarta-feira, 29, equipes da Saúde Indígena da Sesacre, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizaram consultas de atenção primária às famílias que estão na Escola Leôncio de Carvalho.

“Esse é um movimento de apoio dos médicos ao governo do Estado e à Prefeitura de Rio Branco nesse momento de dificuldade. É um trabalho voluntário, que envolve o internato de Medicina da Família e comunidade da Ufac e os médicos que atuam nas redes municipal e estadual de saúde”, disse o médico Osvaldo Leal.

A secretária adjunta da Semapi, Renata Souza, explicou que nesse momento os atendimentos de saúde são muito importantes e que é preciso acompanhar a saúde das famílias de perto. Ela agradeceu os parceiros: “Agradecemos a parceria dos órgãos que estão, juntos ao governo do Estado, por meio da Semapi, nessa corrente do bem. Agradecemos aos médicos e residentes da Ufac pela solidariedade”.

A secretária adjunta da Semapi, Renata Souza, agradeceu a parceria da Sesacre e da Ufac. Foto: Larissa Costa

Vacinação

O abrigo recebeu a equipe de imunização estadual e foram disponibilizadas todas as vacinas, realizada a atualização de quem estava com a caderneta de vacinação, e quem perdeu a caderneta na enchente recebeu uma nova já atualizada. Também foi ofertada para a comunidade a vacina da influenza, que está com a campanha de 2023 em andamento.

A indígena Maria Criciane Kaxinawá destacou que todos estão sendo bem orientados. “Aqui estamos sendo bem tratados, com atendimento médico para as crianças que estão doentes. Eles estão sendo bem acompanhados”.

Maria Criciane Kaxinawá está no abrigo com o marido e quatro filhas. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

Representantes do Ministério da Saúde estiveram, nesta quinta, 30, no abrigo de Rio Branco para fazer um acompanhamento das ações realizadas no local. Eles foram recebidos pela secretária adjunta da Semapi e acompanhados pela equipe da Saúde Indígena da Sesacre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter