E as luzes se acenderam…

O Natal é uma das épocas mais gostosas do ano todo. As famílias se reúnem, os restaurantes lotam, as vitrines das lojas são enfeitadas com roupas verdes e vermelhas, as casas ficam lotadas de parentes vindo de outras cidades, a praça está sempre cheia e as ruas ficam completamente iluminadas. Até mesmo o clima parece que se torna mais fresco e aconchegante nesse período.

Desde criança, todos os anos, eu e minha família nos arrumávamos no fim da tarde com nossas roupas vermelhas e ‘descíamos’ até a praça para lanchar, ver tudo e tirar foto nas decorações natalinas. Cada pequeno enfeite se tornava cenário para várias fotos que, posteriormente, eram compartilhadas no facebook de minha mãe (ela sempre foi e ainda é bem mais ativa nas redes sociais do que eu).

Lembro-me que os primeiros registros foram feitos a partir de uma câmera fotográfica Kodak Advantix 2000 analógica. Tempos depois o meu pai comprou uma câmera digital preta, da qual não me recordo o nome – lembro apenas que eu achava bem pesada -, evoluímos para uma Sony rosinha que eu amava levar para todos os lados e depois partimos para os práticos smartphones. Não importava o meio fotográfico, mas sempre demos um jeitinho de registrar a ida à praça para ver as luzes de Natal.

Esse ano, o governo do Estado e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul trabalharam em parceria para que 2023 tivesse o Natal mais iluminado dos últimos anos. E conseguiram! Mais de um milhão de lâmpadas natalinas iluminaram a cidade. E eu estive lá no acender delas. Foi uma sensação inexplicável de: – Uau, o Natal realmente chegou! Me senti criança novamente e a vontade era de sair correndo para tirar várias fotos em cada parte. Mas eu não podia correr, estava trabalhando e precisava manter o profissionalismo, mesmo que a minha criança interior estivesse completamente empolgada.

Nada e nem ninguém tirou o encanto daquele momento. Confesso que me senti realizada por ter feito parte, mesmo que atuando somente na divulgação, de todo o trabalho. Ver as crianças correndo, brincando, sorrindo e as famílias tirando fotos encheu meu coração de tamanha felicidade, amor e gratidão que apenas o nascimento do menino Jesus é capaz de explicar.

Mal posso esperar para ir com a minha família fazer as tradicionais fotos nos “enfeites de Natal lá de baixo” (é assim que a minha avó fala).

 

Emily Vitória é graduada em Letras Português e repórter da Secretaria de Estado de Comunicação no município de Cruzeiro do Sul.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter