Durante homenagem, Gladson anuncia antecipação da vacina aos servidores da Segurança

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou na manhã desta quarta-feira, 31, um ato solene em frente ao Palácio de Rio Branco, em homenagem a todos os profissionais das forças de segurança, que durante este ano de pandemia estiveram atuando na linha de frente, em atividade essencial, e aos que perderam suas vidas na luta contra a Covid-19.

Homenagem foi feita em frente ao Palácio Rio Branco Foto: Dhárcules Pinheiro.

Participaram da solenidade os representantes da Polícia Militar (PMAC), Polícia Civil (PCAC), Polícia Penal (PPAC), Corpo de Bombeiros (CBMAC), Instituto Socioeducativo (ISE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Com aproximadamente 5.658 profissionais efetivos atuantes no Sistema Integrado de Segurança Pública, 1.826 tiveram que ser afastados de suas funções pela Covid-19. Desses, 15 não sobreviveram às complicações da doença. Os números representam um total de 32% da categoria, que, diante das pesquisas, passa a ser considerada uma das mais afetadas em todo Acre.

“Trago de Brasília uma boa notícia, em abril já vamos começar a dar prioridade à vacinação da categoria”, disse Gladson Cameli Foto: Dhárcules Pinheiro.

“A todos os profissionais da Segurança Pública, meu muito obrigado pelo serviço prestado neste um ano de pandemia. Estão na linha de frente, ajudando o governo a salvar vidas, mesmo correndo risco de perder as suas. Trago de Brasília uma boa notícia, em abril já vamos começar a dar prioridade à vacinação da categoria, saí de lá com a garantia de lotes toda semana para o Acre e devemos ter um avanço no processo de vacinação. Não é hora de politizar a situação, é hora de agir e eu não estou parado. Peço a união de todos”, disse, durante o ato, o governador Gladson Cameli.

Com aproximadamente 5.658 profissionais efetivos atuantes no Sistema Integrado de Segurança Pública, 1.826 tiveram que ser afastados de suas funções pela Covid-19 Foto: Dhárcules Pinheiro.

Com as fotos dos 15 profissionais que perderam suas vidas afixadas às paredes do Palácio, a homenagem seguiu com a soltura de balões brancos, orações e o instrumental da Polícia Militar, que entoou, durante um minuto, o Toque do Silêncio, tradicional composição fúnebre que homenageia militares. O secretário de Estado de Segurança Pública, Paulo Cezar Rocha dos Santos, agradeceu o empenho do governador em reconhecer a necessidade de priorização da vacina aos operadores de segurança.

“Em um momento tão difícil da pandemia, em que a categoria tem sido devastada, com certeza se faz necessário reconhecer o esforço do governador, que, sensível à nossa causa, nos deu apoio e não mediu esforços para conseguir, em Brasília, a autorização para priorização da vacina à nossa categoria. Com certeza é uma conquista a se comemorar, pois nos traz a esperança em dias melhores”, destacou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter