Parceria pelo progresso

Durante congresso empresarial, governo do Acre destaca avanços realizados no setor

Durante o I Congresso Estadual do Protagonismo Empresarial realizado no auditório do Serviço de Apoio Às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), em Rio Branco, o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Barbary Mesquita, palestrou para empresários de diversos municípios e dos mais diversos setores, expondo os principais avanços e mecanismos incrementados pelo Estado no setor produtivo local.

Avanços esses que perpassam por incentivos fiscais até programas de compras governamentais exclusivos para empresas locais. A atividade foi realizada na sexta-feira, 11.

Secretário Assurbanípal pontuando os avanços no setor durante congresso. Foto: Alessandro Silva/Seict

Em sua fala aos mais de 200 empresários, o secretário debateu sobre as principais perspectivas para o estado, como a Zona Especial para o Desenvolvimento Agropecuário dos Estados do Acre, Amazonas e Rondônia (Amacro), o comércio exterior, a integração com Pucallpa, a infraestrutura, internet, ambiente de negócios, agronegócio, indústria e parques industriais.

O gestor também destacou o programa de compras governamentais (Comprac) que já beneficiou dezenas de empresas acreanas, com um montante que ultrapassa R$ 30 milhões aplicados no setor industrial.

Gestor da pasta e equipes responsáveis pelos programas de apoio ao setor produtivo. Foto: Alessandro Silva/Seict

Outros programas que têm por objetivo aperfeiçoar e qualificar mão de obra a ser absorvida pelo setor produtivo do Acre, são o Polo Digital e a Escola de Negócios da Anac, núcleos que ofertam cursos online e presencial a jovens e adultos de todo o estado, com qualificação em vários segmentos, visando incluir as pessoas no mercado de trabalho. Em menos de um ano, só o Polo Digital já capacitou mais de mil jovens em todo o Acre.

“O governo do Acre tem trabalhado para que o nosso setor produtivo possa ser amplamente amparado e tenha condições de gerar emprego e renda nos nossos municípios e para nosso estado. Podemos destacar como principal avanço desta gestão, a liberdade para trabalhar e o fortalecimento da parceria com as federações empresariais”.

Durante o Congresso, a Seict instalou um balcão de atendimento para apresentar aos setores os principais programas, destaque para a Comissão da Política de Incentivo às Atividades Industriais do Estado do Acre (Copiai), que tem em suas principais políticas o Programa de Compras Governamentais (Comprac) e a regularização das concessões dos Polos Moveleiros. As ações do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que hoje atende a capital e Cruzeiro do Sul, também foram apresentadas. A exposição destas ações de governo, também foi feita aos empresários durante a palestra do secretário.

Equipe que esteve atendendo no balcão de negócios da Seitc aos participantes do Congresso. Foto: Alessandro Silva/Seict

Outro programa que esteve presente no balcão, foi o Protagonismo Colaborativo, que traz a proposta de assessorar entidades do terceiro setor, uma iniciativa da parceria institucional entre a Seict, Agência de Negócios do Acre (Anac) e a Secretaria de Estado de Governo (Segov).