Duplicação da BR-364 aumenta segurança dos moradores da vila Santa Cecília

Trecho de nove quilômetros a partir da entrada da cidade dá mais segurança a motoristas e moradores da vila Santa Cecília

dsc_6719.jpg

Governo e representantes da comunidade da Vila Santa Cecília participaram da concepçãoda obra de duplicação da BR. (Foto Sergio Vale / Secom)

O trecho duplicado de nove quilômetros entre o novo Distrito Industrial de Rio Branco e a vila Santa Cecília foi inaugurado na manhã deste sábado pelo governador Binho Marques em solenidade que contou com a presença da comunidade, de deputados estaduais e federais, vereadores, técnicos, empresários e equipe de governo.

A obra foi realizada em parceria entre o Governo do Estado, por meio do Deracre, e também do governo federal, com o trabalho do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), com apoio da prefeitura de Rio Branco.

A empresa JM foi responsável pela duplicação dos noves quilômetros da rodovia, entre o posto da Polícia Rodoviária Estadual e o bairro Santa Cecília.

A obra de infra-estrutura, cujo valor total ultrapassou R$ 8 milhões, faz parte de um esforço do Governo do Estado de alargar as vias da capital para oferecer mais conforto à população com a organização do trânsito e bem-estar às comunidades do entorno com serviços de urbanização.

O governador Binho Marques ressalta que a obra foi feita pensando no futuro, na intenção de criar condições para que a cidade possa crescer. "Tanto o Angelim quanto eu estamos sofrendo para alargar ruas importantes. Rio Branco tem a metade da população do Estado e é uma cidade que foi pensada para ser grande, por isso temos que fazer isso agora", diz o governador, dando ênfase aos benefícios sociais inseridos no projeto, como uma rotatória, que obriga os motoristas a reduzir a velocidade próximo à vila, e às passarelas que dão acesso às paradas de ônibus. A comunidade ganhou também um campinho de futebol e melhoramento no acesso à entrada da vila.

{xtypo_quote}Queremos que as famílias acreanas possam se desenvolver com dignidade. É para isso que estamos trabalhando. Esse será um bom Natal, para comemorar o passado e ter mais esperança no futuro{/xtypo_quote}

Governador do Estado Acre, Binho Marques.

O prefeito Raimundo Angelim diz que se orgulha e se sente vitorioso de ter uma equipe tão boa trabalhando em benefício da população. "Este Governo está fazendo obras em todo o Estado. Nos 22 municípios, nos reunimos com o governador esta semana. Os investimentos são grandes para a inclusão social nas áreas de saúde e educação. A vila Santa Cecília ganha muito com essa duplicação, que é um verdadeiro presente de Papai Noel", destacou.

dsc_6785.jpg

Os nove quilômetros duplicados estão sinalizados: maior segurança aos motoristas e moradores da região. (Foto Sérgio Vale / Secom)

dsc_6674.jpg

"Estamos prontos para aprovar qualquer matéria do Governo que seja de grande benefício social." –  Deputado estadual Ney Amorim. (Foto Sergio Vale/Secom)

dsc_6660.jpg

"Queria ter vinte anos a menos para ver tudo o que vem pela frente", Moacir Ferreira da Conceição, empressário. (Foto Sergio Vale / Secom)

Comunidade se sente acolhida

"Isto aqui era um brejo", lembra o presidente da Associação de Moradores da Vila Santa Cecília, Edílson Rodrigues, ao iniciar o agradecimento pela entrega da obra. "Eu já sentia orgulho de ser morador dessa vila humilde, agora me orgulho muito mais", revela, pedindo apoio da comunidade para dar valor a cada centavo aplicado no local. Para Edílson, somado ao investimento do poder público, é necessário que a população ajude a proteger e cuidar do bem público para que possa servir por muito mais tempo a todos.

Mudança rápida – Presidente da associação dos moradores por 10 mandatos, ela trabalhou durante 22 anos pela comunidade. Alda Lopes de Amorim reconhece, entretanto, que nos últimos anos as mudanças ocorridas na vila Santa Cecília foram muito mais rápidas. Para ela, agora é mais fácil porque "essa equipe de governo é mais democrática, mais humana" com as pessoas que procuram o poder público para reivindicar melhorias a suas comunidades. "As autoridades dignificam a gente agindo dessa forma, e é por isso que eles têm nosso respeito. É um time muito bom que não deve ser mexido."

Depois da solenidade, os moradores da vila Santa Cecília participaram de atividades de lazer e esporte desenvolvidas pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul).

{xtypo_quote}É uma obra que se integra à comunidade quando mexe na infra-estrutura. Dá acessibilidade. São gestos como esses que dão mais qualidade de vida à população{/xtypo_quote}

Presidente da Assembléia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães