Educação realiza parceria com Ufac em Programa de Iniciação à Docência

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), promove o 6° Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A programação é desenvolvida entre os dias 20 a 22, com ações pedagógicas nas escolas da rede pública estadual e no Instituto Federal do Acre (Ifac).

O Pibid é um programa efetuado pelos acadêmicos da Ufac nas áreas de graduação em licenciatura, no qual os universitários vivenciam a oportunidade de exercerem atividades práticas e teóricas. Com isso, durante o seminário ocorre a exposição de trabalhos desenvolvidos nas escolas com os alunos da rede pública ao longo do ano letivo, além da apresentação de projetos científicos elaborados em conjunto com os alunos das escolas.

Alunos da escola Raimundo Gomes participam de palestra sobre Dia Nacional da Consciência Negra. Foto: Jorge William /SEE

A abertura do seminário, realizada no Anfiteatro Garibaldi Brasil na Ufac, contou com a participação da comunidade acadêmica, coordenadores do programa e representantes das instituições parceiras, além da presença da professora Denise Santos, chefe da Divisão de Ensino Especial da SEE.

Abertura do 6º seminário realizada no Anfiteatro da Ufac. Foto: Jorge William/see

Durante as execuções das ações do projeto, de acordo com Denise Santos, participaram cerca de 20 escolas tanto na capital quanto em alguns municípios do estado. “O Pibid como sendo um programa que movimenta as universidades é de suma importância, pois qualifica, por meio da teoria e da prática, esses futuros profissionais que posteriormente serão inseridos na educação básica”, acrescentou a diretora de Ensino.

No segundo dia de programação do seminário, realizado no auditório da SEE, estiveram reunidos os coordenadores do projeto, gestores da educação básica, professores supervisores, comunidade acadêmica e os demais representantes das escolas, os quais debaterão sobre a temática “A escola e aprendizagem da docência. O Pibid como processo formativo”.

Durante o segundo dia de seminário o projeto conta com a presença de gestores de educação básica, professores supervisores e comunidade acadêmica. Foto: Jorge William/SEE

Foram desenvolvidas nas escolas, atividades como oficinas de química, física e jogos matemáticos, além da apresentação de palestras abordando temáticas dos direitos humanos e a exposição de fotografias e peças teatrais com enfoque na valorização étnico-racial.

“Essa articulação entre educação básica e o ensino superior é muito importante para a valorização da nossa educação. Então, por meio desse programa, nós conseguimos levar às escolas as atividades, oficinas e projetos científicos que agregam um campo de conhecimento tanto para os bolsistas do Pibid quanto aos alunos da rede de educação básica”, relatou a Coordenadora Institucional do Pibid, Geórgia Pereira.

Sobre o Pibid

É um programa de bolsa estudantil desenvolvido pela Ufac desde 2007. O programa visa inserir os acadêmicos da universidade nas práticas à docência, explorando as áreas de licenciatura e conhecimentos das áreas da ciências da natureza. Dessa forma, os bolsistas participam do programa, por meio de edital, desenvolvendo projetos científicos e atividades no âmbito pedagógico, além de desenvolver formações internas direcionadas ao ensino à pesquisa.

Bolsista do Pibid participam da abertura do programa; Foto: Jorge William/SEE

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter