Criado para garantir agilidade, acelerar a vacinação contra a Covid-19 e proporcionar maior conforto ao público prioritário, conforme a etapa da campanha, o primeiro drive-thru montado pelo governo do Acre segue sendo um importante aliado no trabalho de imunização contra a Covid-19, em Rio Branco.
O local de vacinação foi escolhido pelo professor universitário Arthur Braga, de 27 anos, que recebeu a primeira dose do imunizante na manhã desta quinta-feira, 10. Bastante emocionado, falou da importância da vacina e da esperança pelo fim da pandemia.
“Sentimento de gratidão a Deus, aos nossos governantes, principalmente estadual, que se empenhou muito na aquisição dessas vacinas. Meu desejo, recebendo hoje a primeira dose do imunizante, é que essa vacina chegue logo para todos e que a população também faça a sua parte, que é se imunizar. Infelizmente, vejo muitas pessoas falando mal de governo, mas são essas mesmas pessoas que sequer fazem sua parte, adotando as medidas sanitárias ou indo se vacinar”, observa.
Em meio à rotatividade do drive-thru, muitos são os que se emocionam e vão às lagrimas ao receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Aos 31 anos de idade, a assistente de creche Nayara Jardim disse que o sentimento era uma mistura de sonho realizado e tristeza, por saber que nem todos tiveram a mesma sorte na espera pela imunização contra a doença.
“Foi um momento muito esperado, sonhado e desejado. Sou grata pela oportunidade e pela esperança que renasce, de dias melhores. Estou aqui com o pensamento em todos da minha família, desejando que sejam imunizados também. Chega de dor, de mortes e de hospitais lotados. Choro de felicidade, mas também de tristeza, ao me lembrar de tantas vidas que se perderam, esperando o que agora estou a dois passos de concretizar”, relata, emocionada.
Com uma média de 200 a 250 atendimentos diários, o ponto de vacinação montado no estádio de futebol Arena Acreana, com o apoio da equipe do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Estado e a parceria com a Prefeitura de Rio Branco, está aberto de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
Estão elegíveis nesta etapa professores e trabalhadores de todos os ciclos da educação estadual, municipal, privada ou federal, que também podem procurar as outras unidades do município que estão aplicando a dose do imunizante.
Mesmo não sendo de competência estadual a execução do serviço, o governo do Estado já vem realizando a Caravana da Vacinação, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, não somente contra a Covid-19, mas também incluindo outras vacinas disponíveis no calendário de vacinação do Ministério da Saúde.
“Estamos realizando esse trabalho nos municípios mais isolados e com baixa cobertura vacinal, pois sabemos que os imunizantes são de suma importância para garantir a proteção e a redução de agravos de outras doenças, e consequentemente para evitar uma superlotação na rede de saúde”, acrescenta a chefe do Setor de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Renata Quiles.