Diretor por oito anos da Fundação de Tecnologia do Acre, engenheiro civil deixa um exemplo de gestão eficiente voltada para o desenvolvimento sustentável
A produção é de 100 milhões de preservativos por ano, cerca de 700 famílias de seringueiros envolvidas diretamente na coleta e fornecimento de látex e mais 150 pessoas empregadas na fábrica. Estes são alguns dos números da Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri. O empreendimento consolidado é fruto de diversas pesquisas para que fosse constatado que o látex de seringais nativos poderia ser utilizado na fabricação de camisinhas.
O trabalho de pesquisa foi realizado pelo governo do Estado, através da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), responsável atualmente pela gestão da fábrica. Os números mostram o potencial dessa fundação, que foi presidida por oito anos pelo engenheiro civil César Dotto. Ele vai assumir no próximo mês de agosto a função de diretor do Departamento Regional do Senai no Acre. O convite para que o gestor retornasse ao cargo de diretor do órgão vinculado ao Sistema da Indústria foi feito pelo atual presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Carlos Sasai.
“A Funtac vem contribuindo para o desenvolvimento do Estado, produzindo soluções tecnológicas e priorizando o uso sustentável dos recursos naturais locais. Temos muitos resultados. Assumo a direção do Senai, mas com o compromisso de fortalecer a parceria com o governo do Estado”, disse.
Outros aspectos a serem comemorados pela Funtac são o processo de modernização da infraestrutura física dos laboratórios e o trabalho de recuperação do acervo. O governo do Estado tem apoiado várias medidas para implementar uma estrutura tecnológica e de pesquisa capaz de incentivar a produção de energia a partir de fontes renováveis em comunidades isoladas. E o Fogão Gerador de Energia, desenvolvido na Funtac, faz parte desse contexto. Outra iniciativa é a pesquisa para a produção de biocombustíveis.
O Fogão Gerador de Energia garante a diversas famílias a possibilidade de acesso à energia elétrica. O produto funciona como uma miniusina termomecânica que ao mesmo tempo cozinha e produz eletricidade, e atende residências onde há dificuldade para se levar a rede convencional de luz elétrica.
A Funtac conta ainda com laboratórios de Produtos Naturais, Tecnologia da Madeira, Tecnologia em Sementes e Micropropagação, e com a Unidade Central de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. “Todos os resultados da Funtac foram possíveis pela qualidade da equipe técnica e pelo apoio institucional. A fundação tem um grande capital humano”, destacou Dotto.
Capacitação científica e tecnológica
Com a missão de fomentar a pesquisa no Estado e apoiar a formação de novos pesquisadores, foram implantados o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia do Acre e o Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FDCT). Ambos contribuem para o amparo à pesquisa no Estado.
Entre os principais resultados do FDCT estão o apoio financeiro a mais de 120 projetos de pesquisa nas áreas de saúde, bioprospecção, manejo florestal, tecnologia aplicada à indústria de alimentos, agronomia e outros. “As parcerias contribuíram para a fixação de 12 novos doutores através do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional. A Funtac tem a missão de produzir soluções tecnológicas com recursos locais e com foco nas comunidades”, salienta César Dotto.
A concessão de bolsas para alunos do ensino médio e superior é outra ação de destaque do FDCT. Foram mais de 300 bolsas concedidas a estudantes da rede pública de ensino e mais 120 para alunos selecionados pela Universidade Federal do Acre (Ufac).