Doenças respiratórias são tema de curso

Os profissionais irão atuar no monitoramento das doenças relacionadas a poluição atmosférica

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, realiza nos dias 1 a 3 de julho a partir das 8h30, no auditório do da DVS (antigo Dabs), um Curso de Operacionalização de Unidades Sentinela no Âmbito do Vigiar para o Estado do Acre.

O objetivo é capacitar profissionais de saúde para a implantação das Unidades Sentinelas. O evento conta com a presença da representante do Ministério da Saúde, Cleide Maria dos Santos, e de representante do Centro de Referência Professor Hélio Fraga do Rio de Janeiro, o médico Dr. Luís Carlos Corrêa, que irão palestrar sobre o programa vigiar e os procedimentos de monitorizarão das doenças respiratórias relacionadas a poluição atmosférica voltados para a implantação da Unidade.

A criação de um programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade do ar foi implementada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, buscando entender, minimizar e prevenir os agravos decorrentes da poluição atmosférica.

“Com esse serviço somaremos esforços entre os setores competentes para buscarmos juntos a integração de ações que permitam mensurar, avaliar e prevenir riscos a saúde da população”, declarou Maria das Graças, a gerente da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental. A primeira Unidade funcionará no Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco.

Segundo a gerente com a implantação da unidade Sentinela será possível identificar o comportamento epidemiológico dos agravos respiratórios relacionados aos condicionantes ambientais e suas alterações, além de gerar subsídios para auxiliar na tomada de decisões da gestão.

O programa responde a uma demanda social e legal para que o País atenda às demandas estabelecidas pelos protocolos internacionais. Com isso, o VIGIAR busca o estabelecimento  de rotinas nos serviços de saúde para a identificação dos problemas de saúde relacionados à contaminação atmosférica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter