A série será lançada em Rio Branco nesta quinta-feira. Do Acre o material vencedor foi do autor Sílvio Margarido, com “O Mergulho”
O lançamento da série DOCTV IV no Acre será realizado na próxima quinta-feira, 4. Os documentários começam a ser exibidos na TV Aldeia a partir do dia 5 de junho às 21h30. O material foi produzido a partir do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro e também das Carteiras Especiais. O evento acontece às 19 horas na cabeceira da passarela Joaquim Macedo 2º Distrito.
Serão 55 documentários que irão ao ar sempre às sextas-feiras depois do Jornal Notícias da Aldeia. A Série DOCTV IV também será veiculada nas grades de programação das TVs e circuitos alternativos de exibição das Instituições Públicas participantes do Programa. Os documentários são inéditos, e serão veiculados ao longo de um ano como resultado da parceria entre Rede DOCTV IV e a produção independente de todo Brasil.
Os projetos foram suscitados pela frase “quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentários”. No Acre o material vencedor foi do autor Sílvio Margarido, com “O Mergulho”. O documentário de Sílvio fala do rio Acre e das pessoas que sobrevivem ou tiram o sustento em suas margens. Margarido é diretor, roteirista e produtor de diversos documentários e curtas metragens, além de ser poeta e músico. O filme será exibido durante a solenidade de lançamento da série do Programa.
O DOCTV atua em toda a cadeia da produção, desde a realização de oficinas, passando pela da formação, produção e difusão, até a comercialização. Os filmes são produzidos por empresas produtoras locais e expressam a visão da realidade dos produtores. Uma das propostas do Programa é promover a descentralização dos recursos financeiros para todos os Estado brasileiros. Com investimentos do Ministério da Cultura e das TVs e Instituições Públicas estaduais participantes.
O Programa DOCTV é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ABEPEC (Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais), Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil), com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas, ABD. No Acre o Governo do Estado também aposta na ideia, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour e da Tv Aldeia.
Sobre o filme vencedor do Acre
O MERGULHO foi o projeto acreano vencedor da quarta edição 2008 do programa DOCTV. O filme documentário navega sobre a afetividade das pessoas em relação ao Rio Acre, seja relação de amor, de necessidade, diversão, aversão ou indiferença. Através de depoimentos, memórias, histórias e silêncios, O MERGULHO mostrará a diversidade de relações e a vida pulsante que corre pelo rio, por suas margens e por toda a cidade de Rio Branco.
A equipe de pré-produção do documentário composta por Silvio Margarido (diretor do filme), Sérgio Carvalho (diretor de produção), Mira Margarido (pesquisadora), Talita Oliveira (assistente de direção e produção),Dhárcules Pinheiro (fotógrafo), Nelvan (câmera) e Assis Freire (diretor de fotografia), trabalhou durante três semanas levantando dados, ajustando roteiro, conhecendo os personagens e criando condições necessárias para o processo de filmagem.