Doces, bebidas e castanhas estão entre a variedade de produtos regionais do Acre que agradou paladares no Salão do Turismo que acontece no Rio de Janeiro (RJ), desde a última quinta-feira, 8. Com a presença de 251 expositores de todo o país, a feira é uma oportunidade de troca de experiências, intercâmbio de conhecimentos e novos negócios. Uma comitiva acreana apresenta atrações do estado com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete).
No estande do Acre são encontrados produtos como o Vinho de açaí Florisa @florisavinhos, Café Raízes da Floresta @raizes.dafloresta, Rei da Castanha @reidacastanha, Cachaça Mineira e Aquiry Chocolate Nativo da Amazônia. O estande também apresentou as Velas Aromáticas La Luz @ve-laluz, uma produção acreana.
“Tivemos a parceria de diversas empresas que nos cederam seus produtos para degustação no nosso estande institucional, isso inclui chocolates, cafés, castanhas, biscoitos, vinhos e cachaças. E junto com os produtos, trouxemos a marca dessas empresas, o contato dos empresários e produtores para que todos os visitantes do Brasil conheçam as produções do nosso estado”, destacou Jackson Viana, diretor de Turismo da Sete em exercício.
A visitante Rose Rondon fez questão de parar no estande do Acre para experimentar os produtos e fazer a quebra da castanha: “Eu moro aqui no Rio desde pequena, mas eu sou de Rondônia. Meu pai era médico militar do exército, então nós viajávamos a região toda. Eu conheço o Acre. Quando eu vi a castanha ali, eu já fiquei apaixonada. Falei, ‘opa!’ Você se remete direto à sua história, quando criança. É muito legal. Muito bom rever, ter ali a experiência de quebrar a castanha”, recordou.
Acompanhada da mãe Florinha e da irmã Rosane no estande do Acre, Rose acredita que é importante divulgar os produtos de cada região: “Aqui no Rio você compra a castanha pronta, à granel. Então, quem mora aqui não sabe como é o beneficiamento da castanha, do açaí, que ele vem daquela frutinha. As pessoas não conhecem. Então ser divulgado é muito importante, para a história e para a cultura de cada estado”.
“O público ficou muito feliz em conhecer as delícias do Acre, gostaram das castanhas, do chocolate, do café, o vinho. E também gostaram do aroma das velas, falaram que nunca tinham visto vela de açaí. Tudo o que nós colocamos aqui foi bem aceito por todos. As pessoas voltavam duas, três vezes para apreciar. A experiência de quebrar a castanha, tinha gente que nunca tinha visto o ouriço da castanha, como ela era. Foi tudo fantástico. Foi um novo conhecimento para todos”, disse Rita.
No estande Doces Tropicais, do Acre, dona Maria Raylda Carvalho apresentou variedade de bombons de brigadeiro e mesclados com leite ninho, mas os destaques são os feitos com castanha e cupuaçu: “O cupuaçu é uma estrela dos doces Tropicais é o nosso carro chefe, é o nosso coração e a castanha é tudo para a gente, principalmente quando você envolve amor e carinho”, disse a empreendedora.
Estrela dos doces, o cupuaçu também é destaque no lançamento de um novo produto: “A barra de cereais é lançamento aqui no evento. Está sendo muito procurado o nosso estande por causa da fruta. Já vendi uma caixa fechada com 50 só das barras de cereais”.
Márcia Silva é professora de disciplinas do segmento turístico e organização de eventos, no Rio de Janeiro. Ela fez questão de parar no estande Doces Tropicais para adquirir doces de castanha e cupuaçu: “Eu gosto do bombom de cupuaçu porque mistura o chocolate com o azedinho da fruta que é bem peculiar, ele tem uma refrescância, mas ao mesmo tempo ele é bem forte, é gostoso”.
Para a professora, ter acesso à novidades é essencial para ampliar novas formas de enxergar o turismo: “Eu sempre procuro vir em eventos como o Salão do Turismo para buscar conhecimento porque a gente precisa estar sempre atualizado sobre os destinos”.
Com tanto sucesso, dona Raylda já fez negócios com duas empresas do Rio de Janeiro e está estudando a produção de geleia e doce de cupuaçu: “A movimentação aqui tem sido muito boa para divulgação. A gente fez negócio já com duas empresas daqui e a gente vai estudar como vamos começar a fazer a geleia e o doce de cupuaçu no pote de vidro”, detalhou.
“Divulgar e fortalecer o que temos de melhor no Acre é o nosso objetivo aqui no Salão do Turismo, e tem sido um sucesso. As pessoas vieram ao nosso estande e puderam conhecer um pouco das experiências e sabores do nosso estado, resultado de muito trabalho e esforço das nossas equipes e parceiros”, destacou o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.