A Biblioteca da Floresta/FEM doou, na última segunda-feira, 2, alguns exemplares da revista “Memórias da Floresta – Movimentos Socioambientais do Acre” à biblioteca da escola Leôncio de Carvalho. A entrega foi realizada na escola, com a presença de 14 estudantes monitores de classes, a diretora da escola, Rosilene Araújo, e a bibliotecária Rosilene Benevides.
O diretor da Biblioteca, Marcos Afonso Pontes, incentivou os alunos a se manterem como leitores assíduos, “pois a leitura garante o sucesso pessoal e profissional do indivíduo. Quem lê muito conta grandes histórias. Quando vocês tiverem oitenta anos terão histórias riquíssimas para contar a seus netos. Isso não é maravilhoso?”.
Bem cuidada pela equipe da escola, especialmente pela bibliotecária, a biblioteca é muito frequentada pelos alunos, que podem fazer empréstimos do seu acervo: “Eles preferem histórias de aventura e suspense, mas aos poucos vão consumindo alguns clássicos também. Tenho alguns alunos que chegam a ler um livro por semana”.
O gosto dos alunos pela leitura reflete nos bons resultados da escola, que esse ano ficou em 3º lugar no prêmio “Gestão Escolar”. Segundo a diretora, o objetivo é que no ano que vem a escola seja a grande vencedora.
Memórias da Floresta
A revista “Memórias da Floresta – Movimentos Socioambientais do Acre” foi produzida pela Biblioteca da Floresta em 2010 e reúne relatos de índios, seringueiros e ribeiros, além de pessoas envolvidas com questões socioambientais. Esses depoentes são considerados “sábios da floresta”. A publicação está disponível para pesquisa no nosso acervo e no site da Biblioteca da Floresta.