O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou na manhã desta sexta-feira, 28, a BR-364 que liga Rio Branco a Porto Velho (RO). A liberação é parcial, para atender o grande fluxo de veículos de carga que se encontram nos dois lados da estrada submersa pela cheia do Rio Madeira no trecho próximo à cidade de Jaci Paraná.
A medida não tem previsão de encerramento, mas não deve se estender por muito tempo. O Dnit tem realizado avaliações do nível das águas sobre a pista várias vezes ao longo do dia. No final da última quinta-feira, 27, o Departamento fechou a BR-364 por considerar não haver mais possibilidades de tráfego.
O governo do Estado também continua em contato constante com os empresários do setor de alimentos e abastecimento que atendem o Acre, para evitar que o estado sofra com a falta de produtos. O governador Tião Viana lembrou que o Acre tem recebido apoio do governo federal, por meio dos ministérios, para manter a população provida, além de buscar maneiras alternativas como rotas pelo Peru e fluviais, a partir de Manaus.