Divulgados nomes dos semifinalistas das Olimpíadas de Português

Estudantes vão representar o Acre na etapa da Região Norte

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Elaine Pedroza , da escola Luiza Batista representará o Acre na categoria poesia

O Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), divulgou na última terça-feira, 28, os nomes dos estudantes acreanos semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.

Quatro estudantes de escolas da rede pública foram selecionados – um de Rio Branco e três de Cruzeiro do Sul. Na categoria poesia (4ª e 5ª séries), as alunas Thaine Souza, da escola Comandante Braz de Aguiar, e Elaine Pedrosa, da Luiza Batista, foram as vencedoras. Nos gêneros memória e opinião, os contemplados foram os estudantes Caroline de Freitas, da escola São José, e  Abraão Lima, da Flodoardo Cabral, respectivamente.

A premiação do gênero poesia, que consta de medalhas e livros, acontecerá na cidade de Belém (PA), entre os dias 10 e 12 de novembro, quando também serão escolhidos os poemas para a grande final. Os acreanos concorrerão com estudantes dos Estados do Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Alunos e professores de sétima e oitava séries e segundo e terceiro anos do ensino médio, classificados nas categorias memória e opinião, participarão da premiação no dia 19 do mesmo mês, em São Paulo. A fase final está marcada para dezembro, em Brasília, quando serão premiados os cinco melhores textos em cada categoria.

Nesta sexta-feira, 31, os secretários municipal e estadual de Educação, Moacir Fecury e Maria Corrêa, vão homenagear com certificados e livros os 18 estudantes e 18 professores de Rio Branco selecionados na fase municipal da olimpíada, iniciativa que se estenderá às outras 31 produções escolhidas dos 19 municípios participantes. A cerimônia está marcada para as 9 horas, no auditório da SEE.  

A olimpíada é uma forma de estimular a leitura dos alunos e aprimorar o ensino da escrita em escolas públicas. A intenção é desenvolver a prática dos estudantes nos gêneros poesia, memória e artigo de opinião. O tema central este ano foi "O Lugar Onde Vivo".

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