Divulgado calendário de renovação do certificado de verificação de taxímetro

Segundo o taxista José Andrade, a avaliação serve para padronizar o valor cobrado por viagem (Foto: Val Fernandes/Secom)
Segundo o taxista José Andrade, a avaliação serve para padronizar o valor cobrado por viagem (Foto: Val Fernandes/Secom)

O governo do Estado divulgou o calendário anual de renovação do certificado de verificação de taxímetro, na edição do Diário Oficial da última terça-feira, 14. Até o dia 28 de fevereiro, os motoristas cujos últimos números da permissão se encerram em 1 e 2 devem procurar o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para apurar a qualidade de serviços no Acre – localizado no Distrito Industrial, Zona A, Setor 3, Lote 1A.

Lá, é realizada uma análise de segurança dos pneus, além da avaliação dos equipamentos de medição de distância utilizados pelos 610 taxistas que atuam em Rio Branco – o custo da taxa é de R$ 37,50. “A corrida do centro da cidade ao Aeroporto de Rio Branco, por exemplo, custa R$ 75. Essa avaliação serve para padronizar o valor cobrado em cada viagem”, explica o taxista José Andrade, que está há cinco anos na profissão.

tabela-taximetro-thennyson-15-01-2014-png8

Segundo o diretor-presidente do Ipem, Miguel Felix de Andrade, não há registro alarmante de alteração ou qualquer outro tipo de irregularidade por parte dos condutores. “Eles são altamente responsáveis e profissionais”, comenta. Depois, o passo seguinte é se dirigir até a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) – responsável pela regulamentação –, onde os veículos passam por vistoria e, ao fim do processo, o motorista recebe o documento que atesta a certificação.