Nova portaria de Furepol que regulamenta comércio de bebida alcoólica é discutida com donos de distribuidoras em Rio Branco
Na manhã desta quinta-feira foi a vez das distribuidoras de bebida se reunirem com a Secretaria de Segurança para discutir os critérios que serão exigidos na nova portaria da Furepol. A regulamentação vai impor as regras para comercialização de bebida alcoólica em bares, boates, restaurantes, buffets, chácaras e distribuidoras.
Por enquanto ficou pactuado que as distribuidoras devem seguir o que diz na portaria vigente, que é de fechar as portas à meia-noite, regra que nem todas vem seguindo e algumas funcionam 24 horas.
A preocupação da Secretaria de Segurança Pública é que as distribuidoras, em alguns momentos, têm papel determinante na permanência de jovens nas ruas, em locais públicos, pela facilidade de comercialização de bebida durante a madrugada.
Quatorze distribuidoras participaram da reunião. Segundo a secretária de Segurança, Márcia Regina, todas as sugestões e colocações foram anotadas e serão levadas em consideração na hora de editar a nova portaria. O Sistema de Segurança entende que a permanência das distribuidoras abertas apenas até a meia-noite, e não 24 horas como vem acontecendo, contribui para o aumento dos índices criminais, mas se preocupa em não prejudicar os empresários do setor, por isso as reuniões para que ambos cheguem a uma consenso que traga benefícios para todos, incluindo a comunidade.