Dirigentes do Sebrae nacional e da Região Norte visitaram o espaço Acre Made in Amazônia, no Via Verde Shopping, para conhecer a cartela de produtos do artesanato local, na última segunda-feira, 16. O grupo foi recebido pela primeira-dama Marlúcia Cândida, uma das incentivadoras do programa de artesanato no Acre.
O espaço representa uma vitrine que promove e difunde o setor para além do foco de negócios, aliando identidade regional, design e arte.
Marlúcia Cândida explicou aos dirigentes que ações têm sido implantadas pelo governo do Estado e parceiros para consolidar a cadeia produtiva do artesanato. “Junto à Secretaria de Pequenos Negócios, buscamos cada vez mais fomentar o artesanato acreano. O trabalho consiste em ajudar o artesão a adquirir o equipamento, obter sua formação tecnológica, que é oferecida pelo Instituto Dom Moacyr, além de articular projetos e programas na área. Só temos a agradecer pela grande parceria que o Sebrae tem dado ao governo em vários projetos”, disse.
Para Heloísa Menezes, diretora nacional técnica do Sebrae, o artesanato acreano surpreende pela qualidade e reflete o conceito aplicado pelo órgão, de que o setor representa uma oportunidade não só de gerar renda, mas de promover a cultura e a economia criativa.
“As peças são arrojadas e refletem a cultura amazônica do estado, com qualidade no acabamento e diversidade de aplicação das peças e materiais. Associamos vários elementos para que o artesanato tenha um patamar com um olhar de arte. Esse espaço demonstrou que as peças saltam aos olhos”, ressaltou.