Diretoria do governo do Acre desenvolve solução para criação de portais governamentais

Sites criados pela Fábrica de Portais respeitam a identidade visual do projeto e possibilitam que o cidadão reconheça  que se trata de um portal do Governo do Estado do Acre
Sites criados pela Fábrica de Portais respeitam a identidade visual do projeto e possibilitam que o cidadão reconheça  que se trata de um portal do Governo do Estado do Acre

Sites criados pela Fábrica de Portais respeitam a identidade visual do projeto e possibilitam que o cidadão reconheça que se trata de um portal do governo do Estado

Com o propósito de interligar todos os portais do governo do Estado, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) desenvolveu a Fábrica de Portais, uma solução inédita, criada no Acre, por meio da Diretoria de Modernização Administrativa (DMA). O projeto está em fase final de implantação e já colocou na internet quatro portais: o do Instituto Dom Moacyr, da Secretaria de Estado de Saúde, da Defensoria Pública e da Secretaria de Estado da Fazenda.

De acordo com Thiago Chaves, chefe de Divisão de Gestão da Informação da DMA, a Fábrica de Portais surgiu da necessidade de integrar o conteúdo dos portais do governo. “Começamos a utilizar o WebSphere Portal, uma ferramenta da IBM para gestão de portais. Percebemos que a ferramenta anterior, utilizada na atualização dos portais, obrigava cada instituição a se preocupar com atualização, segurança e gestão da informação. A partir dessa nova ferramenta,  adquirida com a IBM, elaboramos a Fábrica de Portais, uma solução inédita, criada por nós aqui no Acre”, explicou Chaves.

Segundo ele, a Fábrica de Portais permite a criação simultânea de diversos portais e é extremamente prática, rápida e funcional. Cada secretaria irá se preocupar apenas com a alimentação de seu portal, sem a preocupação com a segurança e infraestrutura.

Outra vantagem da solução é a praticidade e rapidez nas atualizações. “Agora posso postar as notícias do Instituto Dom Moacyr (IDM) de qualquer lugar”, afirma Fabiana Nogueira, assessora de imprensa do IDM.

Thiago Chaves explicou que, embora os portais criados pela solução respeitem a identidade visual e tenham uma base comum, cada portal pode ser adaptado às necessidades da secretaria. “Antes, para atualizar um portal, era preciso buscar o conteúdo em fontes externas, copiar e só depois publicar no portal. Com o sistema integrado, só é preciso alguns comandos, pois está tudo interligado no sistema.”

A utilização do WebSphere traz também mais rapidez ao processo de criação. “Antes da adoção da ferramenta, um portal do governo não poderia ser criado em menos de 45 dias, e era necessário um profissional com conhecimento em desenvolvimento web. Agora podemos criar um portal em menos de duas semanas, dependendo da disponibilidade da secretaria, pois é um trabalho conjunto”, disse o analista de sistemas.

Para o jornalista Marcelo Torres, da Secretaria de Saúde, o processo de criação do portal foi simples. “Foi tranquilo, construímos nosso site de forma bem rápida”, relatou.

De acordo com Torres, o novo portal da Secretaria de Saúde traz novidades. “Temos diversos serviços relacionados à saúde e linkamos outros sites de serviços ao nosso portal”, disse.

Fabiana também recebeu bem as novas ideias para o Instituto Dom Moacyr. “Um grande diferencial é a utilização da intranet, com o uso do Spark Web e Chamado Técnico, por exemplo”, lembrou a assessora. Mas Thiago Chaves disse que essas possibilidades são apenas o começo. “Inicialmente, nós trabalhamos com dois portais como pilotos, que são os do Floresta Digital e o portal do governo do Acre. Agora já lançamos mais quatro. E ainda temos muitas novidades em andamento”, garantiu. De acordo com ele, além desses seis portais que já foram desenvolvidos, outros 22 estão sendo trabalhados paralelamente.

Fábrica de Portais na Conferência Mundial da IBM nos Estados Unidos

Entre os dias 21 e 24 de maio, acontece em Ausher, no Estado do Texas, nos Estados Unidos, a conferência mundial Exceptional Web Experience Conference, ocasião em que a “Fábrica de Portais”, criada pela DMA, será apresentada como mais uma referência mundial desenvolvida em solo acreano.

Segundo Márcio Barros de Oliveira, coordenador do Departamento de Governança Eletrônica da  DMA, que irá representar o Acre no evento, nos últimos anos o governo do Estado tem investido muito na modernização da gestão. E o resultado desse investimento trouxe o Acre a um novo patamar, tornando o Estado uma referência mundial na prestação de serviços ao cidadão. “Para mim é um satisfação enorme representar o governo do Estado em outro país, principalmente pelo fato de ter sido convidado para apresentar uma solução desenvolvida dentro de casa e que já é citada como caso de sucesso. Esse reconhecimento reflete a capacidade e a competência da equipe que compõe o quadro de servidores do próprio governo do Estado”, disse Márcio Barros.

Acesse:

Portal do Instituto Dom Moacyr: http://www.idm.ac.gov.br

Portal da Secretaria de Saúde: http://www.saude.ac.gov.br

Portal Floresta Digital: http://www.florestadigital.acre.gov.br

Portal do Governo do Acre: http://www.acre.gov.br

Portal da Secretaria de Estado da Fazenda http://www.sefaz.ac.gov.br

Portal  da Defensoria Pública http://www.defensoria.ac.gov.br

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter