Diretor do Itamaraty está em Brasileia para verificar situação de imigrantes

Haitianos e demais imigrantes chegam ao Brasil pela fronteira do Acre com o Peru e estão instalando-se em Brasileia (Foto: Angela Peres/Secom)

Haitianos e demais imigrantes chegam ao Brasil pela fronteira do Acre com o Peru e estão se instalando em Brasileia (Foto: Angela Peres/Secom)

Para verificar a situação dos haitianos e demais imigrantes que chegam ao Brasil pela fronteira do Acre com o Peru e estão se instalando em Brasileia, o Itamaraty enviou ao Estado, em missão extraordinária, o diretor de Imigração e Assuntos Jurídicos, Rodrigo do Amaral Souza.

De acordo com diretor, que chegou a Brasileia na segunda-feira, 15, a atuação do Itamaraty se incorporou à força-tarefa do governo federal. Mas Rodrigo do Amaral frisa que o Itamaraty já estava auxiliando os imigrantes via Consulado de Cobija.

“A situação dos haitianos tem sido objeto de atenção de nossa parte desde 2010. Agora vim a Brasileia para fazer a verificação in loco e ouvir os depoimentos dos imigrantes. Já conversei com haitianos, pessoas da República Dominicana e até de Bangladesh”, disse o diretor de Imigração e Assuntos Jurídicos.

Rodrigo do Amaral contou que está construindo um relatório sobre a situação dos imigrantes com base nas informações que tem colhido em entrevistas feitas no abrigo onde estão alojados os imigrantes e nas reuniões com servidores da Polícia Federal e do Ministério da Justiça.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter