Nesta sexta-feira, 31, o diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Dirceu Augusto Silva, participa no período da manhã de uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília, para tratar de assuntos relacionados à educação nos presídios. Na oportunidade, também participará da posse dos ministros Felix Fisher e Gilson Langaro Dipp, respectivamente, presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça.
Para tratar do tema “Educação nos Presídios” é que se reúnem todos os membros do Consej. A proposta é discutir a importância de instituições com essas dentro dos estabelecimentos prisionais e a sua função na ressocialização das pessoas em cárcere. Durante a reunião os presentes terão a oportunidade de apresentar reivindicações e discutir em conjunto com as autoridades federais melhorias para o sistema prisional.
O diretor-presidente do Iapen enfatiza a importância de se estar presente a solenidades como essas e de que cada vez mais sejam mantidas escolas nos presídios. “É importante participar e ouvir dessas autoridades que a educação formal [escolar] evita, na maioria dos casos, que o cidadão migre para a criminalidade. Além disso, o então ministro da Educação, Fernando Haddad, e o atual ministro da Justiça, em solenidade no Salão Negro do Ministério da Justiça, enfatizaram a necessidade da erradicação do analfabetismo no sistema prisional brasileiro, bem como a continuidade da parceria com as secretarias de Educação, no sentido de manter as escolas funcionando nos presídios estaduais e federais”, disse Silva.