Para conhecer a realidade das unidades prisionais do Estado, esteve presente esta semana em Rio Branco o diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão pertencente ao Ministério da Justiça, Luiz Fabrício Vieira Neto. Durante a visita, foi possível visualizar como foram aplicados os investimentos do orçamento federal nas unidades prisionais de Rio Branco e de Senador Guiomard.
Segundo o diretor do Depen, a unidade do Quinari apresenta excelentes condições de ressocialização ao preso, com os devidos espaços para educação, visita familiar e oficinas de trabalho. “É muito bom ver que tudo o que se planejou está sendo executado. Aqui vemos a possibilidade da boa execução das políticas prisionais”, disse.
Durante a estada em solo acreano, Vieira Neto também visitou as unidades da capital e disse que, mesmo diante de muitas dificuldades estruturais, as administrações conseguem proporcionar aos presos o direito à educação e à saúde, questões importantes de se destacar.
Para o diretor do Instituto de Administração Peninteciária (Iapen), Dirceu Augusto Silva, visitas como essas são de grande valia, pois demonstram, nacionalmente, o empenho no bom andamento das políticas públicas e prisionais no Estado. “Em situações como essa, podemos escutar as críticas e elogios ao sistema e estudar melhorias para a nossa realidade” afirmou.
O Iapen deverá receber em janeiro o relatório do Depen com mais informações a respeito da inspeção.